Roma vestida de antigo para festejar os 2767 anos da cidade

PÚBLICO 

Milhares de pessoas assistiram a um cortejo entre o Circo Máximo e o Coliseu.

As festividades foram abertas pelo presidente da câmara, Ignazio Marino. “Enjoy Rome”, foram as suas primeiras palavras, o que não deixa dúvidas sobre os principais destinatários na iniciativa. “Devemos sempre recordar que para quem vem do outro lado do mundo muitas vezes Roma representa a viagem de uma vida.”

O ponto alto foi o cortejo entre o Circo Máximo e o Coliseu, bem no centro da cidade, percorrendo ruas repletas de visitantes, muitos dos quais tinham aproveitado as férias da Páscoa para a visita.

“Preparámos um grande cortejo histórico com a participação de mais de 1600 pessoas vindas de toda a Europa”, explicou à AFP Sergio Iacomoni, presidente da associação cultural Grupo Histórico Romano, responsável por organizar o desfile. Não faltaram cavaleiros, muitos gladiadores e jovens de túnicas e flores no cabelo.

A data do aniversário foi calculada a partir de vários factos e com uma lenda à mistura. O historiador Marco Terenzio Varrone e o astrólogo Lucio Taruzio situam o nascimento da República Romana em 509 antes de Cristo e somam os 244 anos do reinado dos Sete Reis, os sete monarcas que terão governado a cidade no período anterior. O dia 21 de Abril foi determinado por ter sido a data em que o lendário Rómulo teria traçado o perímetro inicial da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s