Novela da Globo provoca polêmica entre evangélicos

DIÁRIO DA MANHÃ|DIVANIA RODRIGUES

Uma campanha no Facebook que já tem 85 mil compartilhamentos pede um boicote à novela Meu Pedacinho de Chão, da rede Globo. A iniciativa é promovida por evangélicos que acusam a nova atração de servir de estímulo a umbanda. O texto foi publicado em 15 de abril por evangélica jovem evangélica, Dayhendyra Alves.

Reprodução/ Facebook

Reprodução/ Facebook

Segundo a publicação, o nome dos personagens da novela seria uma alusão a nomes referentes à religião afro-brasileira. De acordo com o texto publicado pela jovem, o nome da cidade onde se passa a trama, seria o nome de um terreiro, onde é praticado umbanda. 

Após discorrer sobre as possíveis equivalências entre o nome dos personagens e o nome de entidades da religião, o texto termina com um pedido de que os olhos possam ser abertos para essa realidade. A publicação está fazendo sucesso entre os evangélicos que chegam a chamar a trama de “demônio puro”. 

Alguns comentários à publicação também são de que é preciso fazer um boicote à novela. A rede Globo anunciou que a novela não foi inspirada na religião umbandista. A Federação de Umbanda do Brasil, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Leia na íntegra o texto da jovem:

“UM ALERTA SOBRE A NOVELA MEU PEDACINHO DE CHÃO!!! Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (Meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs… Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa fé é um “TERREIRO” e que o nomes dos personagens são de “UMBANDA” veja: EPAMINONDAS chamado de ÊPA significa: saudação ao ORIXÁ OXALÁ (Êpa Babá) SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). PITUCA: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá VIRAMUNDO/GIRAMUNDO: exú GINA: Famosa mãe de Santo, A Voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo. AMÂNCIA: filha de OXÚM Dona TEREZA: CIGANA, OXUM PANDA, CABLOCA, No grego significa SEIFERA E CAÇADORA. TUIM: santo, saudação de umbanda. Mãe BENTA: mãe de santo CATARINA: mãe de santo RODAPÉ: pé que gira PEDRO FALCÃO: Falcão povo das aguas, OXUM Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vcs já sabem. Estes são apenas alguns… Que o Senhor Jesus nos lave com seu PODEROSO SANGUE e abra nossos olhos!”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s