Crise na Ucrânia gera recessão na Rússia, segundo FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quarta-feira que a Rússia entrou em recessão.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quarta-feira que a Rússia entrou em recessão.

Reuters
RFI

O FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou nesta quarta-feira (30) que a economia russa entrou em recessão, afetada pelas sanções internacionais impostas pelos EUA e a União Europeia, em represália à sua intervenção na Ucrânia.

 

As medidas contra o país tiveram um impacto negativo e desencorajaram os investidores, segundo o representante do Fundo, Antonio Spilimbergo. O FMI considera que um país entra em recessão depois de dois trimestres de crescimento econômico negativo. A economia da Rússia registrou uma contração no primeiro trimestre de 2014 e sofrerá no segundo trimestre, de acordo com o Fundo.

O PIB do país contraiu 1,1% no primeiro trimestre, segundo estatísticas oficiais publicadas na quarta-feira. A previsão dos economistas é uma contração de 3% da economia do país durante todo o ano. Antes da anexação da Crimeia pela Rússa em março, o Banco Mundial já havia sinalizado uma ameaça de recessão, com uma queda no crescimento do país estimada em 1,8%.

A estimativa do FMI é que o PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia apresente um crescimento de apenas 0,2%, bem menor do que a previsão anterior, de 1,3%. De acordo com o representante do Fundo, “a situação difícil e incerta, com a possibilidade de novas sanções, influenciam negativamente nos investimentos”.

A fuga de capitais, estimada neste ano em 100 bilhões de dólares também prejudica a Rússia, avalia Spilimbergo. A economia ucraniana ainda está sofrendo os efeitos da crise política entre pró-russos e nacionalistas que toma conta do país desde o final de 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s