Membros do Greenpeace impedem cargueiro russo de entrar em Roterdã

Navio do Greenpeace, Rainbow Warrior, cercado pela polícia de Roterdã, na Holanda, em 1° de maio de 2014.

Navio do Greenpeace, Rainbow Warrior, cercado pela polícia de Roterdã, na Holanda, em 1° de maio de 2014.

Reuters/Michael Kooren

A polícia de Roterdã, na Holanda, invadiu nesta quinta-feira (1°) o navio “Rainbow Warrior”, pertencente ao Greenpeace, para impedir que os ecologistas continuassem a bloquear a entrada de um petroleiro russo no porto da cidade.Trinta militantes foram presos.O petroleiro russo Mikhail-Ulyanov transportava a primeira carga vinda da plataforma russa Prirazlomnaia, no Oceano Ártico.

 

A bordo do navio Rainbow Warrior os policiais holandeses encontraram diversos militantes que ficaram detidos  na Rússia em outubro do ano passado; na época, eles haviam tentado uma ofensiva contra a plataforma explorada pelo grupo russo Gazprom.

Plataformas no Ártico

Desta vez, eles denunciavam os danos ecológicos causados pela exploração petrolífera no Ártico.” Este petróleo representa uma forma perigosa de dependência dos gigantes públicos da energia na Rússia, no exato momento em que deveríamos nos livrar de sua influência”, declarou Kumi Naidoo, diretor-executivo internacional do Greenpeace.

Para a polícia holandesa, os militantes não respeitaram o acordo fechado com as autoridades portuárias, no qual se comprometiam a não invadir o petroleiro. Roland Ekkers, porta-voz das autoridades portuárias de Roterdã, advertiu que o navio russo, de cerca de 250 metros de comprimento, causaria problemas de segurança se não conseguisse acostar.

Prisão

Depois de invadir o Rainbow Warrior, as forças da ordem trancaram os militantes em uma cabine e o capitão do navio foi preso assim que o navio chegou ao porto.

O petroleiro Mikhail-Ulyanov conseguiu entrar no porto de Roterdã sem problemas. Ele vinha do porto russo de Mourmansk, no Ártico, com uma carga de 70 mil toneladas de petróleo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s