Anistia Internacional lança campanha mundial contra tortura

A campanha mundial "Chega de tortura" foi lançada nesta terça-feira (13), pela Anistia Internacional.

A campanha mundial “Chega de tortura” foi lançada nesta terça-feira (13), pela Anistia Internacional.
 
Divulgação|RFI

A campanha Stop tortura, ou Chega de Tortura, foi lançada nesta terça-feira (13) pela ONG Anistia Internacional, sediada em Londres. A campanha vai durar dois anos e visa principalmente cinco países: México, Filipinas, Marrocos, Nigéria e Uzbequistão, onde os maus-tratos são generalizados. Mas a Anistia alerta que a prática também faz parte da vida na Ásia e é aplicada em uma escala industrial na Síria.

 

A ONG internacional de direitos humanos denuncia a tortura como crise global. Diz que a prática se expandiu, que a tortura foi banalizada pela guerra contra o terrorismo e glorificada por séries de TV como 24 horas e Homeland.

Nos últimos cinco anos, a Anistia Internacional registrou atos de tortura em 141 países. Um número assustador 30 anos após a adoção pela ONU da Convenção contra a Tortura. 79 dos países citados assinaram a Convenção.

Pesquisa mundial

Além disso, uma pesquisa mundial em 21 países indica que 44% dos entrevistados temem ser torturados em caso de detenção. Um resultado da sondagem alarmou a ONG: 36% dos ouvidos aceitam a tortura como algo às vezes necessário para obter informações para proteger a população.

A ONG, que venceu o prêmio Nobel da Paz em 1977 por sua luta contra a tortura, pede que os governos previnam os abusos facilitando o acesso médico e jurídico aos prisioneiros. A Anistia também reivindica, para acabar com a impunidade, melhores condições de inspeção dos centros de detenção e a multiplicação de inquéritos independentes, sempre que se suspeitar casos de tortura.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s