Defesa Civil instalará toldos no abrigo único , em Porto Velho

Medida é em reposta a reclamação dos desabrigados da enchente quanto ao calor nas barracas

PORTO VELHO – O uso de toldos foi a solução encontrada pela Defesa Civil de Rondônia para amenizar o calor nas barracas onde estão abrigadas as famílias atingidas pela cheia histórica do rio Madeira. A falta de climatização no abrigo único de Porto Velho é alvo de críticas desde o início da transferências dos desabrigados para o local.

Defesa Civil instalará toldos no abrigo único , em Porto Velho

O problema gerou uma ação civil pública com pedido de liminar proposta pela Defensoria Pública de Rondônia. Na semana passada, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, realizou uma audiência de reconciliação. A Defensoria destacou durante a reunião que já existe desde abril uma decisão favorável à climatização dos abrigos provisórios.

Em resposta as reclamações, a Defesa Civil de Rondônia providencia desde sábado (10) a instalação de toldos. ”Fizemos uma primeira verificação com um ‘sombrete’, uma tela para ver se funcionava e detectamos que não era o mais ideal. Então, está sendo operacionalizado pela Defesa Civil a instalação de toldos em cima das barracas para amenizar bastante o calor”, garante o oficial de comunicação da Defesa Civil de Rondônia coronel Demargli Farias.

Cada toldo deve cobrir quatro barracas. No local há 200 barracas e cerca de 120 famílias. Técnicos trabalham no local para garantir a segurança das instalações. O coronel disse ao Portal Amazônia que foram providenciados ventiladores para as famílias do abrigo único.”Então nós acreditamos que Defesa Civil está dando reposta neste momento, que eu friso é um momento temporário, as famílias serão levadas para novas moradia. Aquelas que estavam em área de risco não retornarão para lá”, conta.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s