Exército ameaça intervir se violência continuar na Tailândia

Vários manifestantes antigovernamentais, foram até a base militar orientados por seu líder, Suthep Thaugsuban, exigindo a renuncia do primeiro-ministro.

Vários manifestantes antigovernamentais, foram até a base militar orientados por seu líder, Suthep Thaugsuban, exigindo a renuncia do primeiro-ministro|REUTERS/Chaiwat Subprasom|RFI

O exército tailandês ameaçou hoje (15) intervir na crise da Tailândia, depois da explosão de granadas no centro de Bangcoc que deixou três manifestantes mortos. Também hoje, a comissão eleitoral do país pediu o adiamento das eleições previstas para 20 de julho.

“Se a violência continuar na Tailândia, os militares deverão intervir para restaurar a paz e a ordem”, indicou nesta quinta-feira o poderoso chefe do Exército, Prayuth Chan-O-Cha. Ele fez a declaração em um dos raros comunicados divulgados pelos militares em seis meses de crise.

Segundo o texto, “as tropas poderão ter que recorrer à força para resolver a situação”.

Adiamento das eleições

A advertência do exército foi feita poucas horas depois que a comissão eleitoral tailandesa pediu o adiamento das eleições legislativas, marcadas para o dia 20 de julho. Para a comissão, o clima de tensão social pode prejudicar a votação.

Esta manhã, três manifestantes antigoverno morreram e 24 ficaram feridos na explosão de duas granadas em um acampamento dos opositores no centro da capital Bangcoc. Desde o início da crise, há seis meses, 28 pessoas morreram nos confrontos.

Protestos

O movimento dos Camisas Vermelhas, que apoia a primeira-ministra destituída Yingluck Shinawatra, ameaça o país com uma guerra civil se os outros integrantes do governo também forem destituídos. A oposição, que mantém o acampamento diante da sede do governo exige a nomeação de um primeiro-ministro neutro e não é a favor da realização das eleições.

Depois da destituição de Yingluck em 7 de maio por abuso de poder, Suthep Thaugsuban, próximo da premiê destituída, foi nomeado primeiro-ministro interino da Tailândia até as eleições legislativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s