BCs terão de focar mais em estabilidade, diz Lagarde

Estadão Conteúdo

Os bancos centrais podem ter que considerar com mais ênfase a estabilidade financeira, além de seus deveres usuais com a inflação, afirmou hoje a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

“Precisamos continuar a buscar bases prudenciais melhores para o setor financeiro, para não sobrecarregar a política monetária”, afirmou, em conferência em Portugal. “Mas, quando as políticas macroprudenciais não são suficientes, a política monetária terá um papel maior do que no passado para manter a estabilidade financeira.”

Lagarde reconheceu que um foco maior na estabilidade financeira pode representar um desafio para a independência dos bancos centrais, dada a natureza ambígua sobre como definir essas questões. Uma resposta seria manter o foco na inflação baixa e ao mesmo tempo considerar medidas como separar instituições de política monetária e de garantia da estabilidade financeira.

A dirigente também pressionou bancos centrais ao redor do mundo para manterem a cooperação, mesmo após o fim da crise. “Conforme a crise nos ensinou, em tempos difíceis, os ganhos potenciais com a cooperação podem ser enormes”, afirmou.

O discurso de Lagarde abriu uma conferência de dois dias patrocinada pelo Banco Central Europeu (BCE). O FMI tem pressionado o BCE nas últimas semanas para avaliar medidas mais agressivas de política monetária para combater os riscos da inflação muito baixa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: