Repaginado

Com reformas orçadas em R$ 27,3 milhões, autódromo de Goiânia é reinaugurado com etapa da Stock Car, que deve levar 50 mil pessoas

O automobilismo volta ao cenário goiano a partir de hoje, data da reinauguração do Autódromo Internacional de Goiânia. Totalmente revitalizada, a praça esportiva recebe a 4ª etapa da Stock Car, com largada programada para as 9h15. A expectativa de público é de 50 mil pessoas. Segundo o presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), Jayme Rincón, “quem vier ao autódromo no domingo verá uma prova muito competitiva”. Ele anuncia ainda que já está acertada para o dia 3 de agosto a Prova do Milhão da Stock Car. 

O novo autódromo, orçado em R$ 27,3 milhões, conta com 23 boxes maiores com capacidade para dois carros por equipe, arquibancada coberta e torre de controle reformadas, adequação do estacionamento com 2.890 vagas, nova iluminação, instalação de 130 câmeras e uma pista totalmente reconstruída. Ainda terá uma praça multiuso, que será inaugurada em breve. No espaço será possível andar de skate, patins e bicicleta, além de um playground e teatro de arena. Rincón informa que o Autódromo de Goiânia ficará aberto todos os dias até as 23 horas. 

Quem está feliz com a reinserção do autódromo no cenário automobilístico é o presidente da Federação de Automobilismo de Goiás (Faugo), Ney Lins. “Uma obra magnífica que ficará para história. Goiás voltará a revelar novos talentos do automobilismo”. Outro entusiasta é o jornalista Fernando Campos. Para ele, houve renovação da praça esportiva. “O autódromo está atualizado, tanto do ponto de vista esportivo como de conceito, depois de 40 anos. Então a gente espera que ele dure mais 40 pelo menos”. O autódromo foi inaugurado em julho de 1974.

Piloto com experiência

Alencar Júnior é nome conhecido quando se fala em automobilismo. Campeão da Stock Car em 1982, o goiano conta que na inauguração, em 74, ele estava lá. “Primeira vez que corri na minha vida. Liderei a corrida por 7 das 12 horas e cheguei em 7º lugar”. Ele já correu também em campeonatos goiano, brasileiro, americano e mundial, entre outros, e tem inúmeras vitórias em seu currículo. Para relembrar os velhos tempos, Alencar fez um treino na última quinta-feira, dia 29. Foi o primeiro piloto a entrar na pista do Autódromo Internacional de Goiânia após a reforma.

Motos de volta

As motos também voltarão ao autódromo de Goiânia. O presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás, Roberto Boettcher, acompanhou as obras, que começaram em outubro do ano passado. “Me surpreendeu. É muito mais do que a gente sonhava. São poucos os autódromos de mundo que têm essa estrutura que Goiás tem hoje. Segurança da pista, sala de imprensa, boxes, tudo novo e nos padrões internacionais”. A pavimentação completa da pista segue os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Por conta de sua modernização, a praça esportiva já serve de modelo para o Distrito Federal. 

No próximo dia 27 de julho acontecerá no autódromo o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que contará com a participação de aproximadamente 200 pilotos, entre eles, os goianos Edson Morales e Vinícius Maia. Para Morales, que já correu durante seis anos na pista pequena do autódromo, a expectativa é “estrear com uma vitória”. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s