Angola está interessada nas privatizações da transportadora aérea cabo-verdiana e a empresa nacional de administração dos portos foi revelada ao executivo de Cabo Verde foi confirmada pela minsitra das Infra-estruturas, Sara Lopes.
“Há interesse em conhecer melhor a agenda, o programa de privatizações, conhecer melhor a dinâmica dos sectores em processo de privatização que vão desde as telecomunicações, portos, aeroportos, sector das pescas à economia marítima”.
A ministra avançou ainda que os dois países, Angola e Cabo Verde, estão neste momento num diálogo de parcerias que pretende criar estratégias para as duas companhias aéreas, afastando assim hipótese de compra. ” As conversações assentam um programa de reestruturação, de reposicionamento no mercado para que tanto a transportadora aérea cabo-verdiana possa desenvolver e crescer como também a transportadora aérea angolana. Neste momento as conversações vão mais nessa perspectiva do que uma comprar a outra”.
A responsável pela pasta das infra-estruras e economia marítima disse ainda que a possível participação angolana no programa de privatizações em Cabo Verde vai estar em cima da mesa durante a visita ao arquipélago do ministro dos transportes de Angola, visita que decorre no próximo mês de Julho”.
Para além de Angola também a China já veio mostrar interesse no programa de privatizações de Cabo Verde, nomeadamente, na transportadora aérea cabo-verdiana.
Mais informação com o nosso correspondente em Cabo Verde, Odaír Santos.
|