Cineteatro Glória de Cachoeira será reinaugurado no próximo dia 18

Secretaria da Cultura da Bahia|09/06/14 

IPHAN entrega, totalmente restaurado, importante equipamento cultural para o Recôncavo Baiano

A comunidade do município de Cachoeira receberá o Cineteatro Glória totalmente restaurado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Cachoeira assinaram na última sexta-feira (06) o termo de cessão de uso gratuito e a sua reinauguração será no próximo dia 18. O imóvel bem como os bens móveis e equipamentos foram tombados pelo IPHAN, em 30 de novembro de 1937.

O investimento da Superintendência do IPHAN/BA na total restauração do cineteatro permitirá o seu funcionamento e abertura à comunidade da cidade e região. O prédio vai contar com salas de projeção, foyer, hall, sanitários, depósitos, subestação de energia, galerias, mobiliário em geral e camarins. O IPHAN adquiriu um aparato moderno para a exibição de filmes; equipamentos de iluminação cênica, cenotécnia, sonorização e projeção.

“O Cineteatro Glória está pronto para atender a eventos culturais, principalmente nas áreas de cinema, teatro, dança e música”, ressalta o superintendente do Instituto, Carlos Amorim. A cessão de uso do imóvel vigorará pelo prazo de dez anos, mas qualquer mudança no cineteatro dependerá da aprovação do IPHAN.

Carlos Amorim destaca que o Instituto e a Prefeitura vão examinar a implantação das atividades culturais, de forma a melhor racionalizar o uso dos espaços, visando promover a auto-sustentabilidade do monumento. Na assinatura do termo, o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira Menezes, agradeceu a ajuda do IPHAN, com investimentos continuados na restauração e conservação dos monumentos históricos tombados no município.

Desativado por mais de 20 anos

 

O Cine-Teatro Cachoeirano, anteriormente chamado como Cineteatro Glória, que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo IPHAN, está desativado há mais de 20 anos. O prédio foi comprado em 2009 pelo IPHAN em estado precário de conservação.

O prédio foi construído em 1922 na Praça Teixeira de Freitas, por Cândido Massena Vaccarezza, intendente de Cachoeira na época. O Cineteatro Glória foi inspirado no clássico filme italiano “Cinema Paradiso” e um dos primeiros cinemas do País e do interior da Bahia.

Foto: Divulgação – IPHAN – BA

Fonte: Ascom – IPHAN – BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s