Vargem Grande tem quase metade dos assassinatos

Diário de Cuiabá

Em cinco meses deste ano, Várzea Grande teve 100 assassinatos, quase a metade dos 204 registrados na Grande Cuiabá. Esse índice corresponde a 2 assassinatos a cada 3 dias e aponta que a cidade é proporcionalmente mais violenta que a Capital, que registrou 104 nesse mesmo período. Pelo índice de proporcionalidade, Várzea Grande deveria ter apenas um terço do total de mortes nas duas cidades. Os números são da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas. 

Os números apontam para um cenário onde Cuiabá está um terço menos violenta que a cidade vizinha que, por sua vez, está cerca de 34% com mais homicídios. 

Essa proporção é maior em maio quando Cuiabá teve 18 e Várzea Grande 23 dos 41 assassinatos – entre homicídios e latrocínios – ocorridos no mês. 

Essa “distorção” de número fez com que Cuiabá aparecesse como uma das cinco cidades-sede da Copa 2014 que mais reduziu homicídios no período de 10 anos – entre 2002 e 2012 conforme dados do Ministério da Saúde. 

Autor do “Mapa da Violência”, o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, calculou as taxas de homicídio conforme edição do domingo passado de O Globo. Desse total, cinco tiveram queda na taxa de homicídios, incluindo Cuiabá. 

Como Várzea Grande tem aumentado o número de homicídios de forma assustadora, na prática, o índice não despenca – pelo contrário, acaba tendo um incremento. 

Levantamento realizado pela Polícia Militar, a redução de assassinatos em Cuiabá começou há cerca de dois anos quando havia uma média de 26 execuções na Capital. Esse número baixou para uma média de 18, uma redução de cerca de um terço. 

“Tivemos uma redução significativa em 2013 com uma média de 15 por mês. O resultado final é que tivemos um redução de mais de 30 homicídios, correspondendo a dois meses”, assinalou o comandante do 1º Comando Regional coronel Jadir Metelo da Costa. (AR) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s