Cartilha alerta turistas na Copa sobre doenças típicas da Amazônia

Além do guia, diversas outras ações foram criadas para ajudar visitantes, como as clínicas com atendimento bilíngue; confira

Portal da Amazônia

MANAUS – Turistas e amazonenses podem ficar tranquilos quanto aos atendimentos médicos durante a Copa do Mundo de Futebol em Manaus, uma cartilha que explica quais as doençasmais comuns no Amazonas e quais lugares oferecem o tratamento é distribuída pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). A ação faz parte da programação de atendimento aos visitantes que circularão por Manaus durante o período do mundial.

turistas visitam manaus

De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho Copa Saudável, Bernardino Albuquerque, a cartilha tem sido distribuída desde a segunda quinzena de maio. “São orientações sobre as doenças mais comuns [malária, febre amarela, leishmaniose, doença de chagas, dengue e ainda doenças sexualmente transmissíveis] e como preveni-las”, resumiu.

A cartilha está disponível em duas versões: inglês e português. “Inglês é a língua mais falada no mundo. Espanhol é bem parecido com o português, então deixamos a versão em nossa língua mesmo”, explicou Albuquerque. O coordenador disse ainda que a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) também faz a distribuição da cartilha, que pode ser encontrada em diversos pontos da cidades, como hospitais e na Ponta Negra, espaço onde será realizada a Fan Fest, ponto de encontro dos torcedores e turistas.

Clínicas para os turistas

Outra medida para garantir a segurança da saúde de quem estiver na capital do Estado durante a Copa são as clínicas com atendentes bilíngues. A Clínica do Viajante funcionará na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) do Amazonas. “Será um ambulatório com profissionais bilíngues para atender e orientar o turista estrangeiro”, disse Bernardino Albuquerque.

Já a Clínica dos Visitantes, da Unimed, estruturou um ambiente hospitalar e ambulatorial que conta com assistência médica multiprofissional e estrutura funcional e física do da unidade Hospital Unimed Parque das Laranjeiras (HUPL).

A clínica funcionará 24 horas até 30 de junho 2014 e terá  médicos de plantão nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Ortopedia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Neurocirurgia.  Em escala de sobreaviso estão as especialidades de Endoscopia, Urologia, Psiquiatria, Nefrologia e Pneumologia. Para ser atendido, o paciente – estrangeiro ou nacional – dever ir ao HUPL ou ligar para (92) 8439-3014.

Além disso, a prefeitura de Manaus também investe em planos de urgência e emergência, envolvendo diferentes setores, que serão executados até o fim dos jogos no Brasil.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s