Holanda impõe maior goleada de sempre à campeã

Diário de Notícias|J.R.Hoje 

Holanda impõe maior goleada de sempre à campeã

Fotografia © Reuters

Nunca o campeão do mundo tinha sofrido tamanha goleada. A Espanha esteve a vencer, mas Van Persie e Arjen Robben lançaram a Holanda para uma reviravolta que terminou com uma goleada histórica.

Filme do jogo:

90+4′ Final do jogo! A Espanha sofre a maior goleada dos últimos 51 anos, ao perder por 5-1 diante da Holanda, que impõe a maior goleada de sempre a uma campeã mundial.

90+1′ Fernando Torres desperdiça. O avançado conseguiu contornar o guarda-redes holandês, mas depois falhou no remate.

90′ Holanda falha o sexto! Robben, isolado na grande área, não conseguiu acertar bem na bola e esta sobrou para Casillas.

88′ Ouvem-se “olés” nas bancadas. Até os adeptos brasileiros estão rendidos à exibição da seleção holandesa.

86′ Casillas evita o sexto! Com duas excelente defesas, o guarda-redes espanhola nega o golo a Lens e, depois, a Robben. Na segunda parte, quem joga à campeã mundial é a Holanda.

83′ Para os espanhóis mais supersticiosos, esta é uma sexta-feira 13 que dificilmente irão esquecer.

81′ GOLO DA HOLANDA! ARJEN ROBBEN FAZ O 1-5! Que massacre em Salvador! O extremo holandês correu a alta velocidade para a grande área, contornou Sergio Ramos e Casillas, enquadrou-se com a baliza e atirou para o fundo das redes. Uma noite de sonho para a “laranja mecânica”.

79′ Substituição na Holanda. Saiu Van Persie e entrou Jeremain Lens.

78′ Substituição na Espanha. Saiu David Silva e entrou Fàbregas.

78′ Fernando Torres cai na grande área. Nem falta nem simulação, diz o árbitro.

76′ Pontapé livre de Sergio Ramos, a sair um pouco ao lado do alvo.

74′ Caso se mantenha este 4-1, será a pior derrota que o campeão mundial sofre numa estreia no Campeonato do Mundo.

72′ GOLO DA HOLANDA! ROBIN VAZ PERSIE FAZ O 1-4! Mas que disparate de Casillas! O guarda-redes dominou mal a bola na grande área e acabou por entregá-la a Van Persie, que conseguiu, em esforço, empurrar para o fundo das redes.

69′ Defesa de Iker Casillas, após remate forte de Van Persie.

67′ Golo anulado à Espanha. David Silva coloca a bola no fundo das redes, mas estava em fora-de-jogo.

65′ GOLO DA HOLANDA! STEFAN DE VRIJ FAZ O 1-3! Surpresa e reviravolta total, mas com mais polémica à mistura: De Vrij, na sequência de um canto, desviou para o fundo das redes, mas num lance em que Van Persie faz claramente falta sobre Casillas.

63′ Dupla substituição na Espanha. Saíram Xabi Alonso e Diego Costa e entraram Pedro Rodríguez e Fernando Torres.

62′ Substituição na Holanda. Saiu Gúzman e entrou Wijnaldum.

60′ Van Persie acerta na trave! Remate fortíssimo do holandês, na grande área, a bater em cheio no ferro. Casillas só teve tempo de olhar para a bola.

58′ Espanha em dificuldades em Salvador, perante uma Holanda organizada, coesa e a chegar à vantagem com eficácia.

54′ Diego Costa agride um adversário com uma cabeçada. A equipa de arbitragem não terá visto…

53′ GOLO DA HOLANDA! ARJEN ROBBEN FAZ O 1-2!Surpreendente reviravolta na partida, com o segundo golo a nascer, novamente, de um sublime cruzamento de Blind; Robben recolheu na grande área e bateu Casillas.

50′ O equilíbrio é nota dominante neste início de segunda parte. Chove cada vez mais em Salvador.

48′ À imagem do que já tinha sucedido durante o México-Camarões, chove com grande intensidade na Arena Fonte Nova.

46′ Início da segunda parte! Bola para a Espanha.

45+1′ Intervalo na Arena Fonte Nova, com 1-1 no marcador.

44′ GOLO DA HOLANDA! ROBIN VAN PERSIE FAZ O 1-1!Excelente golpe de cabeça do avançado, a reestabelecer a igualdade no marcador, após um cruzamento de Daley Blind. Finalização soberba do avançado, a empatar o jogo depois de a Espanha ter estado à beira do 2-0.

43′ David Silva desperdiça o 2-0! Completamente isolado, o médio espanhol tentou “picar” a bola sobre Cillessen, mas o guarda-redes holandês conseguiu evitar o golo.

41′ Cartão amarelo para Stefan de Vrij, por travar um ataque da Espanha.

39′ Espanha limitada a “afunilar” o jogo, fruto da ausência de extremos “puros”, mas a conseguir controlar o resultado.

36′ Holanda com dificuldades em reagir à desvantagem. O esquema com três centrais não favorece e Robben e Van Persie não estão a “ter bola” na frente.

33′ Espanha com 63% de posse de bola e três remates, um à baliza (o penálti); a Holanda rematou uma vez, para excelente defesa de Casillas.

30′ A Holanda até estava melhor na partida, mas surge agora em desvantagem no marcador.

27′ GOLO DA ESPANHA! XABI ALONSO FAZ O 1-0! Cillessen ainda acertou no lado, mas o remate do médio foi bem colocado, na conversão da grande penalidade.

26′ Penálti para a Espanha! O árbitro considera que Diego Costa foi derrubado na grande área. Foi de facto contacto entre Stefan de Vrij e o avançado, resta saber se terá sido suficiente para a queda…

25′ Cartão amarelo para Guzman, o primeiro da partida.

20′ David Silva, já dentro da grande área, não consegue o remate e desperdiça uma ocasião de perigo.

18′ Tentativa de remate de Diego Costa, sem perigo para Cillessen.

15′ Pressão alta e agressiva da Holanda, a não deixar a seleção espanhola ter espaço no início de construção. O árbitro já pediu calma face a algumas entradas duras…

13′ Excelente corte de Vlaar, a impedir o remate de Diego Costa na grande área. O avançado vai sendo muito assobiado por algumas dezenas de brasileiros espalhados pela Arena Fonte Nova.

12′ Casillas não sofre golos em fases finais de Mundiais desde a derrota, por 1-0, frente à Suíça, em 2010. Já leva 450 minutos sem ser batido.

10′ Remate de Iniesta, a sair por cima do alvo.

8′ Casillas evita o golo! Excelente passe de Robben, a isolar Sneijder, que já dentro da grande área rematou para defesa do guardião espanhol.

6′ Início de jogo “dividido”, com a Holanda a “imitar” a formação espanhola na pressão alta e rápida sobre o portador da bola, limitando o início de construção do adversário.

3′ É a 11.ª vez que Holanda e Espanha se defrontam. A equipa holandesa não perde no jogo inaugural de uma fase final de um Mundial desde 1938 e procura “vingança” pela derrota sofrida na final de 2010.

1′ O italiano Nicola Rizzoli apita para o início do jogo! Bola para a Holanda.

ESPANHA: Iker Casillas; Azpilicueta, Sergi Ramos, Piqué, Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso; David Silva, Xavi, Andrés Iniesta; Diego Costa. Suplentes: Reina, De Gea, Javi Martínez, Juanfran, Albiol, Fàbregas, Juan Mata, Koke, Cazorla, David Villa, Pedro e Fernando Torres.

HOLANDA: Cillessen; Janmaat, Vlaar, Bruno Martins Indi, Vrij, Blind; Guzmán, De Jong, Sneijder; Arjen Robben e Van Persie.Suplentes: Krul, Vorm, Veltman, Kongolo, Verhaegh, Clasie, Fer, Wijnaldum, Kuyt, Lens, Huntelaar e Depay.

A Espanha e a Holanda reeditam nesta sexta-feira (20.00) a final do Mundial 2010, no jogo de estreia do Grupo B do Campeonato do Mundo de 2014, segundo dia de competição.

No embate entre os finalistas do campeonato de há quatro anos, na África do Sul, vão estar, de um lado, os atuais campeões, dirigidos por Vicente Del Bosque, obreiro de duas grandes conquistas – Mundial 2010 e Europeu 2012 -, com um plantel composto, essencialmente, pelas “estrelas” caseiras de Barcelona, Real e Atlético de Madrid.

Iniesta, Xavi, Sergio Ramos, Diego Costa e restantes companheiros defrontam Robin Van Persie, Wesley Sneijder e Arjen Robben, um trio experiente que encabeça um conjunto muito “refrescado” por comparação com aquele que esteve na competição africana, e agora sob a batuta de Louis Van Gaal.

A partida está marcada para as 17:00 horas locais (21:00 em Lisboa), e terá lugar na Arena Fonte Nova de Salvador da Baía, onde Portugal se estreará, na segunda-feira, frente à Alemanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s