Salvador para CR7 e companhia

Tribuna da Bahia

Foto: Turismobahia
Os portugueses estão prontos para recepcionar a Seleção lusa
Os portugueses estão prontos para recepcionar a Seleção lusa

A chegada da seleção de Portugal neste sábado (14/6) à noite em Salvador, liderada pelo melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, vai ser marcada por uma grande festa para a comunidade lusa radicada na capital baiana.

A Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia vai recepcionar os jogadores da seleção portuguesa com uma carreata que sai do Aeroporto Internacional de Salvador e segue até o hotel em que se hospedarão. A concentração será no Aeroporto.

A seleção de Portugal estreia na Copa do Mundo em jogo contra a Alemanha, que acontece na segunda-feira, dia 16 de junho, às 13 horas (17 horas em Lisbôa), na Arena Fonte Nova.

Para a estreia da seleção portuguesa da fase de classificação da 20ª Copa do Mundo FIFA no Brasil, está marcada uma grande concentração dos torcedores portugueses em Salvador, à partir das 8 horas, no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, e posteriormente às 11 horas em frente ao Restaurante A Porteira, no Dique do Tororó, quando todos irão apoiar Cristiano Ronaldo e companhia, na Arena Fonte Nova, neste grande clássico europeu pelo Mundial da FIFA, contra a Alemanha.

Semana Cultural

A 3ª edição da Semana Cultural de Portugal em Salvador foi aberta, na sexta (13), no Sheraton Hotel da Bahia, com os objetivos de divulgar a cultura e a gastronomia portuguesa, assim como fortalecer o intercâmbio cultural.

 Mais importante evento de promoção da cultura portuguesa na Bahia, a Semana Cultural incluiu homenagens a diversas personalidades nas áreas da cultura, gastronomia, comunicação e arte.

Entre os homenageados com a medalha Fernando Pessoa, o cônsul daquele país na Bahia, José Lomba;  o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão;  o diretor-geral do jornal A Tarde, André Blumberg; e o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Ao agradecer a homenagem, o secretário Pedro Galvão citou a influência de Portugal na cultura, religião, idioma, arquitetura, etc. “Num País de dimensões continentais como o Brasil, é extraordinário o fato de estarmos unidos num só idioma por influência portuguesa”, afirmou. “A nossa miscigenação é outra forte característica que muito nos orgulha”.

Na opinião de Pedro Galvão, o intercâmbio entre Brasil e Portugal pode ser ainda mais intensificado e, por isso, a Bahia está empenhada neste trabalho: “Portugal é um dos principais emissores de turistas da Europa para o Brasil, e estamos atuando para que a Bahia seja o destino predileto dos portugueses que aqui podem revisitar a história, a partir da chegada de Diogo Álvares Correia, o Caramuru”.

A Seleção Portuguesa volta a trabalhar neste sábado, pela manhã, no Centro de Treinamentos da Ponte Preta, numa sessão com início às 10h  (14h em Lisboa), em Campinas. Às 18h (22h em Lisboa), a comitiva lusa parte para Salvador. Além da Seleção germânica, considerada uma das principais candidatas à conquista do título mundial, Portugal vai também medir forças no grupo G da fase final com os Estados Unidos, a 22 de junho, em Manaus, e o Gana, a 26, em Brasília.

Alemanha e Portugal se enfrentam na segunda-feira, na Arena Fonte Nova, às 13, pela primeira rodada do Grupo G. O técnico alemão, Joachim Low prepara time para frear o principal jogador lusitano: Cristiano Ronaldo. Para isso, o comandante vai arma a defesa alemã  formada por quatro zagueiros.

“Lahm jogou no meio-campo no amistoso contra Armênia. Esta será, certamente, uma solução para o time na segunda-feira”, afirmou Löw, sem confirmar quem seria o volante que o faria companhia, mas Bastian Schweinsteiger, retornando de lesão.

Na meta da seleção europeia, Manuel Neuer, também está garantido no gol. “Não tenho mais preocupação com lesões. O Neuer está participando do treinamento normalmente, não há nenhum obstáculo para que não esteja jogando contra Portugal”. No setor de ataque, o comandante ainda não confirmou seus atacantes. Klose, que busca o recorde de Ronaldo Fenômeno na artilharia de todas as Copas (15 a 14 gols), deverá começar no banco por conta de suas condições físicas.

“Não me preocupo com o debate sobre um falso 9. Nossos jogadores são completos profissionalmente, e é da natureza deles marcar os gols. Nas eliminatórias não tivemos problemas com isso, que o digam Schürrle, Podolski, Götze, Müller”. Alemanha deve ir a campo com: Neuer, Boateng, Hummels, Mertesacker e Höwedes; Lahm e Schweinsteiger (Khedira); Schürrle (Götze), Özil e Podolski; Müller.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s