Inverno começa neste sábado e promete ser menos rigoroso

A Tribuna|Débora Pedroso

O inverno começa oficialmente às 7h51 do sábado, mas não será tão rigoroso como no ano passado. A explicação está no El Niño, fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico já em formação e que deve permanecer durante a estação.
 
Segundo o Climatempo, haverá poucas massas polares e os eventos de frio serão raros e rápidos em todo o País. A temporada também será mais seca e mais quente do que o normal.
 
Na região Sudeste, o frio deve chegar mesmo só em setembro. Nos meses de julho e agosto, clima mais seco e quente acima da média da estação. Já no Vale do Ribeira pode chover forte em agosto.
 
Para o climatologista da Ong Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, geralmente julho é um dos meses menos chuvosos em Santos. Ainda assim, não se define o inverno como uma estação seca na Baixada Santista.
 
“A tendência é de haver chuvas fracas e contínuas mesmo nos meses menos chuvosos, como julho e agosto”.
 
Neblina
 
Dessa vez, o fênomeno El Niño também afetará as águas do Oceano Atlântico na altura dos litorais paulista, fluminense e capixaba. Segundo Bonafim, a tendência é de episódios de nevoeiros menos intensos no final de julho e meados de agosto.
 
Não é frescura
 
Há quem diga que basta chover para o santista tirar do armário casacos e adereços típicos do inverno europeu. Exagero ou não, o especialista aponta que cada pessoa tem uma forma de encarar o frio.
 
“A sensação térmica não depende só de fatores climáticos, como também de fatores pessoais. Depende da idade e até do sexo. A mulher, por exemplo, sente mais frio do que o homem”, conclui Bonafim.
 
Além disso, ele também explica que a característica úmida da Baixada Santista pode tornar mais intensa essa sensação de frio, bem como do calor também.
 
Nos últimos anos
 
Desde 2009, a Baixada Santista enfrenta invernos mais rigorosos. De acordo com Rodolfo Bonafim, a explicação tem nome e sobrenome: Oscilação Decadal do Pacífico, que representa um ciclo de aproximadamente 30 anos.
 
Este seria o período frio, resultado de fenômenos de resfriamento das águas da superfície do Oceano Pacífico (La Niña). Os reflexos abrangem quase todo o planeta. Abaixo, como ficará na baixada santista.

N/A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: