Exército mexicano detém líder do cartel de Tijuana

Diário de Notícias|Susana Salvador, com agênciasHoje

Conhecido como ‘O Engenheiro’, Luis Fernando Sánchez Arellano é o principal líder do cartel de Tijuana. Terá sido detido pelas autoridades mexicanas numa operação no norte do país.

Luis é filho de Enedina Arellano Félix, uma das três irmãs que, junto com os seus sete irmãos, criaram no final da década de 1980 o cartel de droga de Tijuana, também conhecido pelos apelidos Arellano Félix. Este nasceu após a detenção de Miguel Ángel Félix Gallardo, que era o líder do cartel de Guadalajara, cujo desmantelamento deu também origem ao cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín Guzmán.

‘O Engenheiro’ terá assumido a liderança do cartel em agosto e 2006, após a captura de Francisco Javier Arellano Félix e de outros dois dos seus tios, Eduardo e Benjamín, assim como a morte de Ramón Arellano Félix, num tiroteio com a polícia em 2002. Os irmãos eram conhecidos pela sua brutalidade.

A detenção de Luis Fernando Sánchez Arellano não foi ainda confirmada pelas autoridades mexicanas, que ofereciam uma recompensa de 1,7 milhões de euros por qualquer informação que levasse à sua captura.

Contudo, segundo confirmou uma fonte oficial à agência Reuters, a detenção terá ocorrido na segunda-feira, pouco depois de a seleção nacional do México se ter qualificado para os oitavos de final do Campeonado do Mundo de Futebol, que decorre no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s