As tradicionais liquidações de verão começaram nesta quarta-feira (25) na França. O período é muito esperado pelos consumidores e lojistas, principalmente em tempo de crise. A expectativa é que as vendas vão ajudar o setor têxtil a registrar crescimento, pela primeira vez em seis anos.
Cada consumidor deve gastar em média € 207, R$ 626, durante o período, principalmente em roupas. Outra pesquisa indica que 78% dos franceses aproveitam as liquidações para renovar o guarda-roupa. Se o otimismo se confirmar, o setor têxtil francês poderá garantir crescimento em 2014, após seis anos de recuo. No ano passado, as vendas de roupas registraram queda de 1,4%.
Incertezas
Apesar do otimismo, os comerciantes temem que a concorrência de vendas privadas de grandes marcas, que se multiplicam, e da internet diminua o interesse dos consumidores pelas tradicionais liquidações, que acontecem apenas duas vezes por ano.
Um dado confirma essa incerteza. A cada ano diminui a porcentagem de franceses que afirma se privar de compras durante o ano inteiro para esperar as liquidações. Em 2014, apenas 23% dos entrevistados fez esse “jejum consumista”. “Os consumidores viraram especialistas em encontrar uma promoção ou uma maneira de pagar mais barato um produto antes das liquidações oficiais”, afirma Philippe Guilbert, diretor-geral do instituto de pesquisas LSA/Toluna.