PIB dos EUA contrai 2,9% no primeiro trimestre de 2014

AFP – Agence France-Presse

25/06/2014 

A economia dos Estados Unidos encolheu 2,9% no primeiro trimestre de 2014, muito mais do que o esperado, e marcando a maior queda no PIB em cinco anos, de acordo com a estimativa revisada do Departamento de Comércio divulgada nesta quarta-feira.

Depois de um aumento de 2,6% no último trimestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,9% entre janeiro e março, enquanto que os analistas esperavam uma contração de 1,8%.

Esse número representa uma deterioração substancial em relação à estimativa anterior publicada em maio, indicando uma diminuição muito menos pronunciada (1,0%), a primeira da economia americana nos últimos três anos.

A contração da maior economia do mundo é, aliás, a mais intensa desde os primeiros três meses de 2009, num momento em que os Estados Unidos lidava com a recessão pós-crise financeira.

Os dados, no entanto, não se traduzem em um retorno à recessão, que é tecnicamente definida como dois trimestres consecutivos de queda do PIB.

Esse cenário, no entanto, não parece ser vislumbrado no horizonte: o Federal Reserve (Fed, banco central) prevê um aumento significativo na atividade no segundo trimestre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s