Argélia empata com a Rússia e vai para as oitavas de final pela primeira vez

Na próxima fase da Copa do Mundo, argelinos terão pela frente a toda poderosa Alemanha. Já os russos estão eliminados

O DIA

Curitiba – Uma das torcidas mais animadas entre todas presentes no Brasil recebeu uma bela recompensa da sua seleção, nesta quinta-feira, na Arena da Baixada. Mesmo não repetindo a boa atuação da goleada de 4 a 2 sobre a Coreia do sul, mas com valentia e muita disposição no ataque, a Argélia arrancou um empate por 1 a 1 com a Rússia e conquistou a tão sonhada e inédita vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Kokorin, que abriu o placar para os europeus, e Slimani foi o herói da classificação dos africanos.

Pela primeira vez os argelinos vão para o mata-mata da maior competições entre seleções e terão pela frente a toda poderosa Alemanha, na segunda-feira, no Beira-Rio, às 17h. Já os russos vão embora mais cedo para casa e têm o alento de ser a sede da próxima Copa do Mundo. Até lá, tempo para ter uma seleção melhor, que marcou apenas dois pontos no Brasil.

Slimani foi o herói da classificação argelina

Foto:  Reuters

O JOGO

A partida começou de forma surpreendente. Após a boa goleada por 4 a 2 sobre a Coréia do Sul, muito esperavam a repetição da grande atuação dos argelinos contra os Rússia. Mas logo aos cinco minutos, os russos trataram de acabar com esse favoritismo. Em sua primeira chegada ao ataque, os europeus balançaram as redes! Kombarov avançou livre pela esquerda e cruza na cabeça do Kokorin, que em belo arremate abre o placar. O resultado ia dando a classificação para a Rússia, que conquistava a segunda colocação no Grupo H.

O gol desestabilizou um pouco os argelinos,que não conseguiam manter a posse de bola. A Rússia se compacta bem no campo defensivo, e os africanos têm poucas opções para fazer os passes e preferiam os lançamentos longos nos momentos após o gol. Com o resultado favorável, a Rússia começava cedo a se fechar em seu campo defensivo, eles se posiciona com duas linhas de quatro bem defensivas. A Argélia usava o lado esquerdo com Djabou, principalmente. Mas tinha dificuldades para entrar na área de Akinfeev. Isso dava espaços para os russos chegarem com perigo. Aos 25, Shatov arrancou da esquerda, puxou para o meio, chutou colocado assustando os africanos.

Russos comemoram o gol marcado por Kokorin

Foto:  Reuters

O lance ligou o sinal de alerta nos argelinos, que na segunda metade do primeiro tempo começaram a buscar mais o gol de empate. Aos 26, Mesbah que tabelou com Brahimi, mas na hora do chute pegou mal, e o goleiro russo fez defesa fácil. Três minutos depois, o placar quase foi igualado. Djabou cobrou escanteio, Medjani cabeceou no angulo esquerdo, e Akinfeev espalmou para fora, mas o auxiliar marca impedimento. Um jogador argelino estava em cima do goleiro no lance.

Aos 30, um lance que pode gerar reclamação dos jogadores argelinos, Slimani disputou bola com Kozlov, cai no gramado e pede pênalti, o árbitro mandou o lance prosseguir. Após domínio da Argélia, a Rússia retoma a posse de bola e se mantém no ataque, mas com pouca efetividade, os europeus queriam se manter com a bola nos pés até o fim do primeiro tempo para passar ilesos, e foi assim até apito do juiz.

Akinfeev falha feio e os argelinos empataram a partida

Foto:  Reuters

Disposta tentar matar logo a partida, a Rússia começou o segundo tempo indo para o ataque. Na saída de bola, Samedov arrancou pela esquerda, fez ótima tabela com Kokorin, entrou na área e tocou na saída do goleiro argelino, que saiu abafando a jogada e realizou excelente defesa. Aos cinco, Kerzhakov recebeu em velocidade pela direita, puxou para o meio e chutou de perna esquerda, mas bola bate de Medjani.

A Rússia mostrava mais disposição no segundo tempo e tinha mais chances de gol. Mas quem marcou foi a Argélia. Em cobrança de falta de Brahimi, Akinfeev sai caçando borboleta, e Slimani subiu livre para cabecear para as redes e dar a classificação momentânea para os argelinos.O gol incendiou a torcida africana na Arena da Baixada, muitos choravam de alegria nas arquibancadas. Mas ainda faltava muito para a a confirmação da tão sonhada classificação.

Com o gol sofrido, os russos partiram para o ataque, mas a falta de técnica dos seus jogadores ficou bem exposta aos espectadores. Faltava inspiração e qualidade no meio campo para a criação de boas jogadas de ataque. Assim os europeus tentavam desempatar na base da transpiração. Aos 25, Kerzhakov tabelou com Kokorin, entrou na área russa pela direita e chutou cruzado, mas M’Bolhi realizou ótima defesa.

Com a proximidade do final da partida chegando, a Argélia trocava passes pela esquerda e tentava manter a posse de bola. A Rússia tenta acelerar o jogo, mas encontra dificuldades por conta da falta de qualidade dos seus jogadores. Os argelinos foram valentes e conseguiram se segurar muito bem na defesa e não passaram por muito perigo, e com isso só esperaram o apito final do juiz para comemorar um fato histórico: a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história.

 

 

FICHA TÉCNICA

Argélia 1×1 Rússia

Estádio: Arena da Baixada (Curitiba) 
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia) 
Gols: Kokorin (06′ 1T) (Rússia), Slimani (14′ 2T) (Argélia) 
Cartão Amarelo: Mesbah (39’1T), Ghilas(41′ 2T), Cadamuro (46′ 2T) (Argélia),Kombarov (11′ 2T), Kozlov (13′ 2T) (Rússia) 
Cartão Vermelho: 
Público: 39.311 presentes

Argélia: M’Bolhi, Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Feghouli, Brahimi e Djabou; Slimani

Técnico: Vahid Halilhodzic

Rússia: Akinfeev, Kozlov, Ignashevich, Berezutskiy e Kombarov; Glushakov(Denisov, Intervalo), Samedov, Shatov, Fayzulin e Kerzhakov; Kokorin.

Técnico: Fabio Capello

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s