Ex-goleiro da seleção chilena, Rojas espera por transplante de fígado

De A Tribuna On-line

N/A

 

A história dos confrontos entre Brasil e Chile em Copas do Mundo ganhou força nos últimos 16 anos. Os dois países se enfrentaram em duas ocasiões, em 1998 e 2010, coincidentemente nas oitavas de final, exatamente como neste sábado. E nas duas oportunidades o Brasil levou a melhor.

Só que muito antes disso brasileiros e chilenos viveram um momento de rivalidade extrema. Foi nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990. E o personagem central daquela noite hoje pede ajuda. Aos 56 anos, Roberto Rojas, ex-goleiro da seleção chilena, sofre com complicações em sua saúde. Teve que deixar de trabalhar e tem que passar por procedimentos médicos regularmente até conseguir um transplante de fígado.

De acordo com familiares (ele é casado com a brasileira Viviane Bruno), o ex-goleiro recebe muito apoio da torcida, dos jogadores e de ex-atletas chilenos. No ano passado, o Colo Colo fez uma homenagem para Rojas com a realização de um jogo festivo em Santiago.

Rojas mora em São Paulo e acompanha tudo em torno do futebol. O ex-goleiro passou por uma cirurgia, em março, para colocar um estent (aparelho que liga o coração ao fígado e ajuda na drenagem). Porém, a cada 15 dias, o chileno ainda precisa ir até o hospital para retirar líquido do pulmão.

O jogo

No dia 3 de setembro de 1989, as duas seleções decidiam a vaga no Maracanã. O Brasil vencia por 1 a 0, gol de Careca e estava com o passaporte carimbado para a Itália. No entanto, aos 24 minutos, Roberto Rojas, goleiro titular do Chile e conhecido no Brasil por ser reserva de Gilmar Rinaldi no São Paulo, caiu no gramado e em segundos estava ensanguentado. Ao lado dele havia um sinalizador que fora atirado da arquibancada do estádio.

O quadro estava, então desenhado: Rojas fora atingido pelo artefato e estava ferido. Os jogadores do Chile nem esperaram o atendimento médico e decidiram, com o aval do técnico Orlando Aravena, abandonar o gramado carregando o arqueiro. O árbitro da partida esperou pelo retorno da equipe e, diante da negativa, encerrou o jogo.

O que se seguiu àqueles fatos foi uma confusão nos tribunais sulamericanos. O Chile exigia a vaga diante da agressão que seu goleiro sofrera. No entanto, a investigação apontou falhas grotescas. O tal artefato era um sinalizador da Marinha, utilizado em embarcações quando havia a necessidade de apontar sua localização durante a noite. Não era um objeto que pudesse ferir alguém.

Para piorar, uma foto mostrava claramente o objeto no gramado e Rojas em pé, acompanhando a partida. Logo depois ele apareceu caído.

Mas e o sangue? Diante dos fatos, Rojas confessou: tinha lâminas embaixo das luvas e as usou para se cortar. Ou seja: tudo não passava de uma farsa.

O sinalizador fora entregue a Resenery Melo, uma torcedora comum que fora ao Maracanã apenas para ver a partida. Disseram apenas para ela acender o sinalizador, a ensinaram e ela assim o fez. Resenery chegou a ser presa, mas diante dos fatos foi liberada. Chegou a ser capa de uma revista masculina e depois sumiu da mídia até morrer em 2011, aos 45 anos, vítima de aneurisma cerebral.

N/A

Depois de toda a confusão, Roberto Rojas foi perdoado e voltou a trabalhar no São Paulo

O São Paulo rescindiu o contrato de Roberto Rojas imediatamente, mas as coisas iriam piorar. O goleiro acabou banido do futebol, junto com o técnico Orlando Avarena, o médico Daniel Rodríguez e o dirigente Sergio Stoppel. O resultado declarado daquela partida foi 3 a 0 para o Brasil. Além da eliminação para a Copa de 1990, o Chile foi suspenso das Eliminatórias para o Mundial de 1994.

Anistiado pela Fifa em 2001, Rojas voltou ao São  Paulo para ser preparador de goleiros. Depois chegou a ser técnico do Tricolor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: