Movimentações em portos da América Latina crescem 1,7% em 2013

AFP

As movimentações de carga nos portos da América Latina e do Caribe cresceram 1,7% em 2013, percentual que indica uma desaceleração do comércio exterior da região. Um total de 46,6 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) foram movimentados durante o ano passado nos complexos portuários latinos.

Os números fazem parte de um levantamento divulgado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O ranking de movimentação de contêineres registra a atividade de 80 terminais da região.

Em 2010 e 2011 a expansão da atividade portuária foi de 14% ao ano. Já em 2012, o crescimento do setor foi de apenas 5,9%. A retração na atividade em relação aos anos anteriores se concentrou sobretudo em portos de cinco países do Caribe.

Na Colômbia, a queda anual foi de 6,9%, enquanto na Jamaica e na Venezuela, a redução foi de 8,2% nas operações, respectivamente. Já no Panamá a baixa foi de 4,1% e a República Dominicana foi o País que mais reduziu a movimentação de cargas através dos portos. Neste caso, a retração foi de 21,7%.

Por outro lado, os terminais de cinco países da América do Sul e de um da América Central mantiveram seu nível de crescimento. Argentina teve alta de 9,8% em comparação a 2012. O Brasil cresceu 6,2%, enquanto Uruguai ampliou a movimentação de cargas em 9,7%. Chile, Equador e Costa Rica ampliaram em 6%, 3,9% e 37,5% as operações portuárias, respectivamente.

O porto com maior crescimento em 2013 na região foi o de Caldera, na Costa Rica, com um avanço de 246%. Em seguida, surge Coronel, no sul do Chile, com alta de 135%, e Itapoá (SC), que cresceu 72,1%.

As maiores quedas foram nos portos de Puerto Plata, com redução de 83,2% e Santo Domingo, na República Dominicana, que registrou redução de 58,5% e de São Francisco do Sul (SC) que reduziu em 37,2% suas operações. (France-Presse)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: