Homenagens ao padroeiro dos pescadores seguem até as 19 horas deste domingo

A programação festiva em homenagem a São Pedro, o padroeiro dos pescadores, começou na sexta-feira e segue até este domingo em algumas cidades da Baixada Santista.

Em Santos, neste domingo, dia do padroeiro, a celebração começa às 9 horas, com missa presidida pelo bispo diocesano dom Jacyr Francisco Braido. Às 11 horas, a imagem de São Pedro chega à Ponte Edgard Perdigão (Avenida Saldanha da Gama, próximo ao nº 44), local da bênção dos anzóis.

Às 11h30, sai a  procissão terrestre em direção à igreja, onde haverá a bênção do santíssimo e consagração dos devotos.

A missa de encerramento será às 19h. Durante os três dias, barracas montadas pela comunidade vendem comidas e bebidas típicas na igreja, localizada na Avenida Saldanha da Gama, 114, Ponta da Praia.
 

N/A

Programação teve início na última sexta-feira e segue até as 19 horas deste domingo

Bertioga

A Paróquia São João Batista e a Colônia dos Pescadores Z-23, em Bertioga, com o apoio da prefeitura  realizarão a benção dos anzóis e procissão marítima. As festividades terão início às 10 horas, nas instalações do Píer Licurgo Mazzoni, situado no Canal de Bertioga (Centro), próximo ao antigo atracadouro das balsas.

A celebração será conduzida pelos padres da Paróquia São João Batista, com as presenças de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. A procissão, prevista para as 10h30, contará com a participação das embarcações de pescadores artesanais.

Cubatão

Em Cubatão, a festa realizada em homenagem ao padroeiro dos pescadores está marcada para o final de semana, na Vila dos Pescadores.

Este ano, o 10º Encontro dos Pescadores conta com atividades de esporte, lazer e cultura.  A partir das 8h, haverá a Procissão Marítima, saindo do Portinho da Vila dos Pescadores. Às 9h30 acontece a Benção dos Anzois, onde a comunidade faz sua homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. Em seguida haverá a premiação das embarcações mais enfeitadas. A missa na Capela São Pedro será às 10h.

Quem foi o santo

São Pedro, o apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: