Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças, em Rondônia

Óleo é rico em ômegas e vitamina D. Evento reuniu cerca de 130 participantes em Mirante da Serra

Portal da Amazônia

oleo-de-avestruz

MIRANTE DA SERRA – Auxílio no tratamento da depressão, benefícios da carne e suplemento alimentar. Esses são alguns dos temas debatidos durante o 28º Simpósio Saúde e Nutrição, em Mirante da Serra (RO). Durante o evento,  realizado em junho de 2014, especialistas alertaram sobre prevenção a doenças e pacientes relatam experiências positivas no uso do óleo. Confira:

O simpósio reuniu cerca de 130 participantes entre especialistas, consultores dos produtos e pessoas de várias regiões de Rondônia. ”Essa ideia do simpósio surgiu no início da pesquisa de levar o óleo de avestruz as pessoas porque o óleo tem funções que ajudam a melhorar a imunidade. Havia a necessidade de repassar essas informações”, conta o organizador do evento, terapeuta natural e criador do óleo de avestruz, José Francisco Cardozo, Francisco.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

Óleo de avestruz e depressão

O psicólogo, Pedro Paulo de Carvalho, explicou sobre a ”Doença do século Depressão, Ansiedade, stress (doenças psicossomáticas) durante o simpósio. ”A depressão, a ansiedade e o stress são as doenças que mais crescem no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É um problema de saúde pública. De cinco pessoas, uma já teve depressão”, afirma Carvalho.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

Carvalho pontua que a depressão, assim como a ansiedade, são doenças e precisam ser tratadas. “Hoje o tratamento na medicina é farmacológico. Os antidepressivos tem neurotransmissores como a serotonina e endorfina. E, dentro do tratamento da depressão, a gente focamos na alimentação e é aí que entra o óleo de avestruz. Porque a ciência comprovou que o óleo de avestruz tem ômega que aumenta a imunidade do organismo das pessoas, também melhora a questão hormonal e o humor”, considera.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

O psicólogo detalha de que forma o óleo de avestruz pode auxiliar no combate a depressão. ”Os principais sintomas da depressão são episódios de tristeza e alteração do humor. Indico o óleo para meus pacientes porque é comprovado que ele ajuda na imunidade e também no humor. A depressão é uma doença muito séria e uma forma preventiva é a alimentação”, considera.

Carvalho ainda acrescenta. ”Quando a gente está triste, a imunidade fica baixa e a pessoa não tem energia. Ou seja, fica mais vulnerável a qualquer tipo de doença, então o óleo ajuda a controlar”,acredita. Para o psicólogo, o óleo é um dos colaboradores no tratamento contra a depressão, mas é preciso aliar a outras questões. ”Também tem outros fatores como a mudança de hábitos, prática de atividade física e alimentação”, explica.

Experiência

Também colaborou com o simpósio o médico especializado em cirurgia geral e coordenador do Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Cacoal, Estanislau Pitwak Júnior . Já para o médico, o conhecimento dos benefícios do óleo partiu de um experiência familiar. ”O meu filho apresentou uma doença degenerativa grave e foi aí que o óleo de avestruz apareceu em nossas vidas”, conta.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

O uso do óleo surgiu depois do filho do Estanislau ter passado por sete especialistas sem conseguir resultados. ”A gente partiu para a medicina alternativa e foi quando o óleo apareceu e eu passei a fazer uso no meu filho e na minha família e vimos resultado. Quando os médicos dizem que você não tem nenhuma chance e você ver um pequeno resultado é uma grande vitória”, considera o médico.

De casa para o consultório

”A gente recomenda aos pacientes que utilizem o óleo porque é uma fonte de ômega 3,6,7,9, tem vitamina D e a gente ver resultados rápidos em comparação a outros medicamentos. Até agora a gente tem visto que o óleo de avestruz só traz benefícios”, afirma Estanislau.

O médico explica que para o Estado, o uso do óleo de avestruz é recente, pois é um animal africano e pouca divulgação. “O óleo de avestruz tem uma produção familiar em Mirante da Serra e a medicina tradicional trabalha com grandes indústrias. É preciso fazer uma pesquisa para comprovar a sociedade médica a função do óleo de avestruz da mesma forma que o ômega 3 extraído de peixes de água fria hoje são conhecidos seus benefícios”, destaca o médico.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

Alimentação saudável

Durante o simpósio, os convidados participaram de refeições tendo como ingrediente principal a carne de avestruz. Diferente da galinha que tem carne branca, a carne de avestruz é vermelha e o gosto é semelhante a da carne bovina.

A nutricionista e também palestrante do simpósio, Luana Nascimento Cardozo, explica que a carne de avestruz tem pouca gordura. ” A gordura benéfica por conter os ômegas 3,6,7 e 9, não em grande quantidade como o óleo de avestruz, mas ela contém. É a carne número um recomendada pelos cardiologista devido ao alto teor de proteína e ferro. É menos calórica e mais saudável que a carne de boi e de frango”, considera.

A nutricionista aconselha que a carne seja acompanhada com uma porção de arroz e verduras e explica a forma de consumo da carne de avestruz. ” Indicamos fazer a carne de avestruz assada ou cozida. Ela é uma carne macia se você souber prepará-la, por exemplo, antes de assar ela é cozida e vai ao fogo só para dourar”, conta.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

Luana aponta a variedade de receitas ao utilizar a carne de avestruz. “‘Dar para fazer vatapá, caldo, estrogonofe. Por ela ser uma carne bem rica, qualquer prato que você preparar será bem aproveitado”, acredita. Luana revela também que a parte do avestruz onde contém mais carne é a coxa.

Suplemento alimentar

A nutricionista explica também de que forma o óleo de avestruz pode ser inserido como um suplemento alimentar. ”Você pode utilizar o óleo de manhã, por exemplo, quando for usar a margarina para passar no pão coloca o óleo. No almoço pode colocar na salada e a noite pode colocar na sopa. Ele é um alimento muito completo, muito nutritivo”, explica.

Já a banha do avestruz, é indicada para temperar o arroz e o feijão. ”Você pega uma colher de chá da banha de avestruz e faz a preparação, inclusive pode substituir o óleo tradicional”, avalia a nutricionista.

O óleo e a banha de avestruz são ricos também em vitaminas. ”O óleo de avestruz tem vitamina A que ajuda no crescimento e vitamina E que atua como antioxidante. Às vezes, no estresse do dia a dia, liberamos muitos radicais livres e a vitamina E faz uma varredura no nosso organismo das substâncias ruins”, conta.

O óleo também ajuda da perda de peso. ”Quando você substitui a gordura ruim por uma gordura boa e em quantidade adequada que é o óleo de avestruz ajuda sim a perder peso e no melhoramento no organismo como um todo”, aponta a nutricionista.

Simpósio apresenta efeitos do óleo de avestruz contra doenças

A nutricionista destaca também que o óleo é um produto legalizado. ”O óleo de avestruz tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) pelo Ministério da Agricultura e a Amazônia Struthio de Mirante da Serra é a única fábrica do mundo que tem liberada a comercialização do óleo de avestruz como alimento”, informa.

Luana recomenda o consumo do óleo principalmente para os que estão com baixa imunidade. ” As pessoas que tem câncer, que tem aids, que estão com a imunidade baixa precisam de alimentos que ajudem a aumentar essa imunidade que são imunomoduladores e um deles é o óleo de avestruz”, conta.

Confira na próxima reportagem o poder milagroso atribuído pelos moradores de Mirante da Serra ao óleo de avestruz.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s