Produção do pré-sal atinge recorde de 520 mil barris por dia, afirma Petrobrás

O ESTADO DE SÃO PAULO|ANTONIO PITA – AGÊNCIA ESTADO

01 Julho 2014

Marca foi alcançada com a perfuração em 25 poços nas bacias de Campos e Santos

A Petrobrás anunciou nesta terça-feira, 1º de julho, o recorde na produção de petróleo em áreas do pré-sal, que atingiu 520 mil barris diários no último dia 24 de junho.

A marca foi alcançada com a perfuração em 25 poços nas bacias de Campos e Santos. Cerca de 406 mil barris representam produção própria da Petrobrás, ou 78% do volume produzido naquele dia. O restante foi obtido por outras empresas que operam nas áreas do pré-sal.

Com o resultado, o volume do pré-sal passa a representar 22% do total produzido pela Petrobrás. A meta da empresa é passar a 52% em 2018, com o volume de 3,2 milhões de barris por dia. Segundo a empresa, o resultado será possível com a entrada em operação de 19 unidades de produção, sendo duas plataformas ainda este ano. Atualmente, são nove plataformas produzindo no pré-sal.

O pré-sal foi descoberto em 2006. No período, a Petrobrás contabiliza uma produção acumulada de 360 milhões de barris de óleo equivalente produzidos em áreas do pré-sal.

2020. A presidente da Petrobrás, Graça Foster, afirmou que a meta de produção da empresa para 2020, de 4,2 milhões de barris por dia, “já é uma realidade contratada”. Além disso, Graça reafirmou que não está prevista nova emissão de ações da Petrobrás até 2030.

Campo de Iara. O diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, José Formigli, destacou os “excelentes resultados” dos primeiros testes de longa duração na área de Iara, na Bacia de Santos. De acordo com o diretor, no último dia 21 os testes foram iniciados com resultado de 29 mil barris produzidos.

“É mais uma área com bastante potencial que se junta às outras acumulações do pré-sal”, afirmou Formigli durante seu discurso na solenidade de comemoração dos resultados do pré-sal. “Ter conseguido marca tão expressiva em um intervalo de tempo curto é algo para comemorar”, afirmou.

Participaram da solenidade de comemoração dos 500 mil barris do pré-sal, além da presidente Dilma Rousseff, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s