Amazônia venezuelana pode ganhar seu próprio Inpa

Criação de um instituto de pesquisas na Venezuela ajudaria a descobrir potencial da biodiversidade da região

Portal Amazônia

Parceria entre Inpa e Venezuela deve ajudar a descobrir potencial de frutas da região e tratamento para doenças. Foto: Reprodução/Amazônia

MANAUS – Um bioma em comum e experiência de 60 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) contribuíram para estabelecer um espaço de diálogo e as diretrizes para a criação futura de um instituto de pesquisas amazônicas na Venezuela. O assunto foi debatido no terceiro Seminário Nacional da Comissão Nacional Permanente do Tratado de Cooperação Amazônica, Ciência e Tecnologia, que ocorreu na Amazônia venezuelana, em Puerto Ayacucho, na calha do rio Orinoco, divisa entre Venezuela e Colômbia.

Representante do Inpa no evento, o coordenador de extensão Carlos Bueno, disse que o instituto sediado em Manaus está disponível para ajudar a Venezuela em estabelecer seu próprio centro de pesquisas sobre a Amazônia.

“Certamente os cursos de pós-graduação do Inpa e as tecnologias sociais disponíveis poderão ser um caminho importante em curto prazo de apoio à criação de um instituto de pesquisas amazônicas da Venezuela. Isso é de grande importância para o Inpa nas perspectivas de compartilhamento de pesquisas e treinamento de pessoal”, completou.

Segundo o coordenador, a biodiversidade venezuelana tem muitas semelhanças com a da Amazônia Brasileira e muitas soluções de problemas podem ser natureza semelhante, como em relação a doenças (malária, dengue, leishmaniose, oncocercose conhecida como cegueira dos rios) e potencial econômico de frutas que eles desconhecem, como cupuaçu, abacaxi, açaí, camu-camu, cubiu e mapati (uva-da-amazônia).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s