Febre do chikungunya já registra 20 casos no Brasil

 
Febre chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e tem sintomas semelhantes.

Febre chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e tem sintomas semelhantes.

Reuters/Ricardo Rojas
Patricia Moribe

Depois de fazer vítimas nos últimos anos pela África e pela Ásia, o vírus da febre do chikungunya chega ao Brasil, onde já foram registrados 20 casos. “A febre do chikungunya está batendo na porta do Brasil e quer virar residente”, alerta o dr. Adriano Mondini, professor de Saúde Pública, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP), São Paulo.

Por enquanto, os casos oficiais mostram que os doentes trouxeram o vírus do exterior. Alguns casos foram de soldados que serviram nas forças de paz da ONU no Haiti, no Caribe. Um outro paciente revelou a doença após uma viagem em junho para a República Dominicana, também na região caribenha.

Mas, assim como a dengue, o chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, que são comuns no Brasil. “Basta uma pessoa infectada entrar em contato com um desses vetores e a doença pode se espalhar”, alerta Mondini.

Sintomas e tratamento

As dores articulares provocadas pelo chikungunya são mais severas, mas a doença é menos mortal que a dengue. Não há tratamentos específicos ou vacinas contra a febre. O tratamento é paliativo, com muito repouso e uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas.

Apesar das semelhanças, a dengue e o chikungunya pertencem a grupos virais diferentes. Enquanto a dengue tem quatro subtipos, o vírus do chikungunya é único. Um dos riscos para a propagação da doença, segundo o especialista, é que um paciente pode fazer um exame de sorologia que se mostra negativo para a dengue, mas que não é necessariamente o caso para outras doenças. As suspeitas de febre do chikungunya devem passar por exames diferenciados, explica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s