REI DA CIDADE DE OYO visita terreiro Ilê Axé Opô Afonjá da mãe Stella

Ascom Secult , Salvador

Oba Adeyemi III e a mãe Stella de Oxóssi
Foto: Amanda Oliveira

A comitiva formada por cerca de 20 nigerianos, entre eles o rei da cidade de Oyo, Oba Adeyemi III que tem o título de Alaafin Oyo, foi recebida com discurso, apresentação musical e honras no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro do Cabula em Salvador, na manhã desta quarta-feira (30). 

A visita faz parte da programação do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e a Nigéria, que começou na segunda (28) e prossegue até esta quinta-feira (31).
 
A cerimônia religiosa no templo baiano, presidida pela Iyalorixá Mãe Stella de Oxossi, ainda teve a apresentação do grupo de dança nigeriano que acompanha o rei e a primeira-dama, e do grupo da terceira idade do terreiro. 
 
O líder africano presenteou Mãe Stella com um colar sagrado do reino de Oyo, uma indumentária típica do festival de Xangô, realizado no mês de agosto, e com uma cabaça com alimentos sagrados, para dar proteção e poder à baiana. Para a Iyalorixá, o encontro com o rei, que é considerado descendente direto de Xangô, foi uma honra. “É com muita alegria que o recebo no Ilê Axé Opô Afonjá, numa prova de que estamos unidos, pela nossa crença, todos, numa única casa”.
 
O rei ainda visitou as instalações do terreiro, como as casas de alguns orixás, o espaço de veneração aos ancestrais (Ilê Ibó Aku) e o museu também chamado de “Casa das Coisas Antigas”, que fica no terreiro e é mantido pela comunidade local.
 
Na Bahia, o Governo do Estado apoia a preservação da tradição material e imaterial das religiões de matrizes africanas e já são 18 terreiros reconhecidos como patrimônio nacional e estadual em cidades da Região Metropolitana de Salvador e no Recôncavo Baiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s