Informações no rótulo mostram qualidade do chocolate, diz nutricionista

A Tribuna | Gabriela Lousada

Quando o assunto é cacau, o fruto é normalmente associado ao chocolate. O que muita gente não sabe é que, apesar de ser conhecido como o vilão das dietas, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Mas, para isso, é necessário ficar atento à embalagem do produto.

A Câmara dos Deputados discute um projeto de lei que pode levar os fabricantes de chocolate a informar a porcentagem de cacau que consta no produto, de forma clara e facilmente legível no rótulo. Para ser considerado chocolate, o alimento deve conter, no mínimo, 25% de cacau na composição, de acordo com norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para a professora do curso de Nutrição da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Elizabete Lourenço da Costa, se o projeto for aprovado, a mudança permitirá que o consumidor saiba o que está comprando. “No caso do chocolate, muitos compram achando que tem uma porcentagem alta de cacau quando, na verdade, o produto é basicamente açúcar e gordura”.
 

N/A

Projeto de lei pode levar os fabricantes a informar quantidade de cacau no produto

Como dica para não haver confusão na hora de colocar uma compra no carrinho, a professora alerta para as informações que vêm descritas na embalagem. “Uma das normas da rotulagem no Brasil exige que a ordem dos ingredientes apareça de acordo com a quantidade que há daquilo no produto. Ou seja, se aparecer açúcar no começo, quer dizer que há mais quantidade de açúcar do que todos os outros ingredientes”, explica.

Ainda segundo Elizabete, no caso dos chocolates encontrados nos supermercados, é comum que, em vez de cacau, o açúcar e a gordura hidrogenada estejam presentes em grande quantidade. “A gordura original do chocolate é a manteiga de cacau, mas, por ela ser cara, muitas vezes o produto traz uma mistura de outras gorduras para baratear o produto. Quando acontece isso, normalmente são chocolates de qualidade inferior, com pouco cacau, e quem consome o produto não tem os benefícios esperados do alimento, como a ação antioxidante, por exemplo”, afirma.

Com relação há quantidade de cacau mínima que deve haver no produto para que seja considerado chocolate, a nutricionista e pós-graduada em atendimento nutricional Denise Oreb Marques Pinto informa que o número já foi maior. “Pela Anvisa, 25% é o mínimo que deve conter de cacau para ser considerado chocolate, esta quantidade já foi maior. Até 2005, eram necessários 32%”.

Benefícios 

No fruto do cacau encontra-se a polpa, uma parte branca, que pode ser usada para comer in natura, preparar geleia, destilados, iogurtes, doces e sorvete. “Contém fibras, sendo uma delas a pectina, que favorece o funcionando intestinal ; vitaminas do complexo B, auxiliando na saúde mental e muscular. Encontramos também a polpa congelada que pode ser usada no preparo de sucos, gelatina caseira e doces em geral”, explica Denise.

O cacau em pó também é uma das formas de inserir na alimentação as propriedades boas do fruto. “Pode ser colocado em bolos, em cima de frutas e no lugar do achocolatado”.

N/A

Chocolate amargo

A melhor forma de encontrar e absorver os nutrientes do cacau é com a ingestão dos chocolates do tipo amargo. “A melhor forma de ingerir é na forma de chocolate amargo com concentração igual ou superior a 75%. Quanto mais amargo, mais benefícios e maior concentração de cacau com menor teor de açúcar e gordura. Com isso, quanto maior a concentração de cacau, mais benéfico ele é”.

O cacau tem vitaminas do complexo B, minerais e substâncias presentes (como as catequinas, procianidinas e epicatequinas) que atuam como antioxidantes no organismo, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. “Essas substâncias protegem contra danos da poluição, raios solares, envelhecimento precoce, previnem o câncer, auxiliam na saúde do coração reduzindo a pressão sanguínea, diminuem a agregação plaquetária e o risco de enfarto e reduzem o LDL. E ainda há o triptofano, que aumenta a produção de serotonina contribuindo para a sensação de bem-estar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: