I Rio Mapping Festival 2014

Nova estrela da arte visual urbana, o vídeo mapping ganha festival que promete agitar a cidade na próxima semana

Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro

O coletivo Telenoika, de Barcelona- Es, é a atração internacional do Rio Mapping Festival

Vídeo mapping ou simplesmente projeção mapeada. Muita gente já viu, já curtiu, mas não sabe o que é. Esta é uma das técnicas visuais mais inovadoras da atualidade e ainda pouco utilizadas no Brasil. Trata-se de usar uma projeção de vídeo – como se fosse pinturas – sobre superfícies não convencionais, como ruas, monumentos e edifícios, criando ilusões de ótica exuberantes. Com o software apropriado, uma imagem da superfície que vai receber o filme é capturada e a área do trabalho é desenhada. Todo o resto é eliminado, em um processo semelhante às camadas do Photoshop. Assim, basta que o artista adicione as camadas de vídeo da forma que desejar. O resultado é surpreendente. O Rio Mapping Festival 2014, primeiro evento internacional de projeção mapeada e instalações urbanas do Rio de Janeiro,  acontece na próxima semana, entre os dias 18 a 24 de agosto (de segunda a domingo), e oferece ao púbico a oportunidade de conhecer esta técnica que é a nova estrela da arte visual urbana.O evento é gratuito e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 

O público assiste a projeções em edifícios e outras construções, além de participar de performances musicais, festas e oficinas. A parceria com as Naves do Conhecimento – projeto inovador que também tem a tecnologia como direcionamento – permitiu espalhar as atividades por toda a cidade, promovendo uma verdadeira ocupação. A programação inclui espetáculos de projeção acompanhados de performances musicais, instalações artísticas e oficinas gratuitas. Todas as oficinas acontecerão, das 10h às 17h, em oito Naves do Conhecimento: Complexo do Alemão, Triagem, Madureira, Padre Miguel, Santa Cruz, Irajá, Penha e Bangu.  De acordo com Paulinho Sacramento, artista visual e idealizador do evento, o festival nasceu da necessidade de ampliar o olhar sobre uma das técnicas mais inovadoras da atualidade, despertando no público a possibilidade de nova utilização dos espaços da cidade.  No dia 21, quinta-feira, acontecerá a Mostra Localidade, dedicada a fotógrafos cariocas que têm a rua como inspiração. Nesta edição o fotógrafo do ano é Ierê Ferreira com a exposição “Samba Identidade Nossa”. As imagens serão projetadas em grandes formatos na subida da escadaria do Morro da Providência. Soul de Santa e o Projeto Som + Eu fazem as performances musicais durante a Mostra.  

Entre os dias 21 e 24 de agosto (quinta a domingo), sempre a partir das 18 horas, haverá performances também na Igreja N.Sra. da Penha, no Morro da Providência; na Quadra do IAPI de Del Castilho; na Nave do Conhecimento de Padre Miguel; no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro; e no anfiteatro do Aterro do Flamengo.  As estrelas da programação são as apresentações de instalações urbanas videomapeadas e projeções em fachadas, além de três das festas mais badaladas da cidade: Bailão do Castelo, Soul de Santa e Festa da Música Tupiniquim. Está confirmada a participação do VJ Raphael Peres, Raphael Jansen e Sará, do coletivo “Eyedrop”. O público será convidado a desenhar com luz as fachadas do prédio do IAPI de Del Castilho.  A atração internacional fica por conta do coletivo Telenoika, criadores do Festival Videa, referência mundial em eventos que aliam tecnologia, oficinas de artistas e espetáculos abertos à participação do público. Depois de 10 anos de atividade, Telenoika reuniu uma comunidade de artistas interessados em interagir, de desenvolver e mostrar suas preocupações à sociedade. O artista homenageado do I Rio Mapping Festival é Jodele Larcher, um dos pioneiros do vídeo mapping no Rio de Janeiro.  
Veja a programação completa no site do festival:www.riomappingfestival.com.br

Colaboração de Carolina Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s