Rio Araguaia pode secar dentro de 40 anos aponta levantamento

O maior culpado por isso é o homem

DIÁRIO DA MANHà| HÉLIO LEMES

Ah! O Rio Araguaia de curvas de deslumbrantes, de margens magnificas, cantadas e contadas por poetas, músicos e enamorados, pode estar com seus dias contados pela ação devastadora do homem.

Um levantamento realizado pela Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA) divulgado hoje (9) pelo Delegado Luziano Carvalho, trás uma realidade triste aos amantes do Rio Araguaia, na qual o rio pode secar dentro de 40 anos.

O levantamento o qual é realizado desde o mês de julho, mostra regiões dos Baciões naturais localizados nas cidades de Britânia, Aruanã e Jussara estão secando, devido ao desmatamento causado pela ação do homem, principalmente do produtor rural.

Segundo o Delegado, algo que ainda chamou mais a atenção durante o levantamento realizado foi o fato de encontrar Pivôs, em nascentes de rios e dentro de mata. Ainda conforme o responsável pela DEMA, foi encontrado um desvio feito no Rio Vermelho, todos em função da ação do homem.

A realidade segundo o Delegado, é de centenas e até mesmo milhares de nascentes do rio secando, o que pode ocasionar o fim do Rio Araguaia, num prazo de 40 anos. O Delegado afirmou que buscará soluções para poder evitar esse fim ao Rio Araguaia.

Foto: Reprodução/Edilson Pelikano/DM

Foto: Reprodução/Edilson Pelikano/DM

Foto: Reprodução/Edilson Pelikano/DM

Foto: Reprodução/Edilson Pelikano/DM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s