Este carro demorou 44 horas a imprimir

Diário de Notícias | por Lina SantosHoje

Uma imagem do Strati divulgada pela Local Motors
Uma imagem do Strati divulgada pela Local MotorsFotografia © DR

Uma empresa norte-americana construiu um carro em 3D que demorou 44 horas a imprimir. O modelo chama-se Strati, dá para duas pessoas e foi apresentado no International Manufacturing Technology Show (IMTS), em Chicago (EUA).

Se a impressão demorou 44 horas, o design do modelo apresentado pela Local Motors precisou de muito mais para conseguir este chassis, que é o elemento que sai diretamente das impressoras 3D, em camadas. Camadas é precisamente o que significa a palavra Strati em italiano.

Mas vamos à história: o Strati nasceu de uma desafio da Local Motors para construir um modelo com partes passíveis de saírem de uma impressora 3D simplificando o design do carro. O projeto é depois aperfeiçoado em conjunto com a empresa e vendido online pela empresa. Receberam mais de 200 candidaturas e selecionaram a proposta do designer italiano Michele Anoè, 49 anos.

A escolha desta ideia respondia a dois problemas: a tal possibilidade de usar a impressão 3D e a diminuição de partes em relação a um carro normal. Segundo a Mashable, um veículo pode ter entre 5 a 6 mil peças. O Strati usa 40. O chassis é a peça 3D de fibra de carbono, o motor, bancos e rodas e vidro são tradicionais. Funciona a eletricidade e pode chegar aos 190 quilómetros por hora. A empresa terá ainda de o testar em autoestrada.

Mas se o design é simplificado, o preço continua semelhante a uma carro familiar, apesar do CEO da Local Motors acreditar que um carro como Strati pode chegar a ser um veículo de massas em 2016, custando entre 18 e 26 mil euros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s