Juiz dos EUA ordena que enfermeira respeite quarentena

AFP – Agence France-Presse

31/10/2014

Uma enfermeira americana, que saiu para andar de bicicleta, desafiando a ordem de permanecer em quarentena após cuidar de pacientes com Ebola na África, foi instada, nesta sexta-feira, por um juiz, a se manter longe de lugares públicos.

Kaci Hickox insiste em que está perfeitamente saudável e tem criticado os esforços das autoridades americanas que querem mantê-la em quarentena por 21 dias, o período máximo de incubação do vírus, desde que ela voltou à sua casa, no Maine (nordeste).

Mas em uma ordem temporária, o juiz distrital, Charles LaVerdiere, proibiu que saísse para locais públicos, como centros comerciais ou salas de cinema, exigindo que mantenha uma distância de um metro de outras pessoas ao sair para caminhar ou correr.

Esperava-se que o magistrado emitisse a ordem final nesta sexta-feira.

A decisão aconteceu depois que Hickox e o namorado deixaram a casa onde vivem, em Fort Kent, na quinta-feira, para passear de bicicleta, diante de várias câmeras de televisão.

A Casa Branca e funcionários da Saúde Pública têm criticado as medidas que alguns estados do país tomaram, ao colocar em quarentena todo o pessoal médico que volta dos países castigados pelo Ebola no oeste da África, onde morreram quase 5.000 pessoas este ano.

O governador de Nova Jersey (nordeste), Chris Christie, manteve Hickox isolada em uma barraca de campanha por três dias após retornar de Serra Leoa, antes de deixá-la sair na segunda-feira, depois de ter dado negativo seu exame de Ebola.

Ela foi mandada para o Maine, que impõe sua própria quarentena.

“Não estou disposta a ficar aqui e deixar que os meus direitos civis sejam violados quando não há base científica” para tal, disse a enfermeira a jornalistas na quarta-feira, em frente à sua casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s