Na reta final do Enem, ritmo dos estudos não deve aumentar, diz especialista

De A Tribuna On-line

O futuro acadêmico de mais de 9 milhões de estudantes estará em jogo nos próximos sábado (8) e domingo (9), quando serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição deste ano registrou número recorde de inscrições.

Para muitos, o Enem é o passaporte para a faculdade dos sonhos. Mas, de que forma os alunos devem se preparar nos dias que antecedem a prova? Martha Vergine, professora e autora do Blog Eu Estudo, de A Tribuna On-line, afirma que o ritmo de aprendizado não deve ser intensificado nesta reta final.

“Esse período é de revisão, e não de aprender novas coisas. Tudo o que o aluno tinha que ter estudado, ele já estudou. Ele deve revisar as matérias que caem com mais frequência e pontos que acham mais importantes para manter fresco na mente o que aprendeu, mas em baixa intensidade. Se ele nunca estudou e nem se preparou com cuidado, não vai ser o estudo da véspera que vai resolver”.

N/A

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) recebeu mais de 9 incrições para o Enem: número recorde

A blogueira atenta ainda para a formulação da prova, onde caem não só matérias que fazem parte da grade curricular do Ensino Médio, mas também questões relacionadas à polícia e atualidades. “É preciso que os estudantes saiam um pouco dos livros e se informem pelo noticiário. Alguma questão que esteja ocorrendo no Brasil e no mundo pode ser usada como exemplo durante alguma pergunta. O País, neste momento, vive muitas mudanças. É preciso ficar de olho na questão das eleições e crise da água, por exemplo”.

Um dia antes

No dia que antecede a primeira prova de Enem, a recomendação não é diferente. “Algumas pessoas ficarão mais nervosas ainda se não pegarem um livro para repassar algumas coisas. Mas o ideal é que o estudante fique calmo e use a sexta-feira para relaxar e deixar tudo preparado para o dia seguinte. Pode revisar, mas nada de estudar 12 horas por dia”.

O nervosismo dos estudantes tem um motivo: um bom desempenho no Enem 2014 pode garantir uma vaga em alguma universidade pública ou cursos técnicos, além de um lugar em programas que oferecem bolsas em instituições privadas. O Enem é também pré-requisito para firmar financiamentos estudantis e para a obtenção de bolsas de intercâmbio.

Para que tudo dê certo no final de semana, o candidato deve não só ficar atento aos estudos. “Um dia antes é legal ele ver onde vai fazer a prova, como chega ao local e procurar chegar com certa antecedência. Deve também separar as canetas que vai levar, além de cuidar da alimentação para não ter surpresas. E, na hora da prova, deve pensar nas questões e em mais nada”, recomenda.

Revisão

Na sexta-feira (7), o Centro Educacional Objetivo realiza revisão para os alunos de qualquer escola que vão participar do Enem.

Serão aulas dinâmicas de 30 minutos de duração nas salas do cinema, que estará fechado para esse evento. Dentre as disciplinas estudadas estão aulas de matemática, português, geografia, relaxamento e aulas motivacionais com vídeos.

O evento ocorre no Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443), das 8h30 às 12 horas. Para participar, os alunos precisam estar no 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site http://www.objetivobaixada.com.br

Aplicativo

O exame tem 8,7 milhões de inscritos e será realizado em 1,7 mil cidades brasileiras. Quem ainda pensa em se preparar para o exame pode acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

noticias gerais e, especificamente, do bairro do Brás, principalmente do comércio

%d blogueiros gostam disto: