O homem que liquidou o fascismo, por Motta Araujo

GGN

Dino Grandi, o homem que liquidou o fascismo

Por Motta Araujo

Dino Grandi foi um dos participantes da Marcha sobre Roma quando Mussolini se impôs como Primeiro Ministro da Itália e colocou o Fascismo no poder em Roma. Hierarca de primeiro nível do regime foi Ministro das Relações Exteriores e em 1932 nomeado Embaixador em Londres, volta à Itália em 1938 para ser Ministro da Justiça.

Foi contra a entrada da Itália na guerra ao lado da Alemanha e com a visível vitória dos Aliados apresenta em reunião do Grande Conselho Fascista, do qual era presidente, a moção de censura a Benito Mussolini que significa a deposição do Duce, na noite de 24 para 25 de julho de 1943.

Mussolini é deposto e preso, o Marechal Badoglio, Comandante do Exército, em nome do Rei Vittorio Emanuelle III assume o poder, Grandi foge para Lisboa, jurado de morte pelos fascistas leais a Mussolini no Norte da Itália. De Lisboa escapa para o Brasil, se radicando em São Paulo, onde vive até 1951, um dos personagens coadjuvantes mais importantes da Segunda Guerra.

Quando Mussolini, depois de fugir do cativeiro, cria a República Social Italiana em Saló, o Tribunal de Verona condena Grandi à pena de morte, mas Grandi já estava longe, em São Paulo, na Avenida Angélica ou no Guarujá.

O Conde Dino Grandi sobreviveu até 1988, quando morreu em Bologna. Foi capa da revista TIME e seu necrológio ocupou bons espaços em todos os jornais da Europa e Américas, seu verbete está em todas as grandes enciclopédias, um dos criadores do Fascismo e seu liquidatário.

Em São Paulo viveu discretamente, um ator de primeiro plano daqueles tempos terríveis do Fascismo e da Guerra.

Uma consideração sobre “O homem que liquidou o fascismo, por Motta Araujo”

  1. Bacana!
    Estava na casa de minha vó, filha de dino (simonetta bufferli) esse fim de semana e encontrei muitas coisas sobre ele. E agora estava pesquisando e encontrei essa materia. Sou fascinada por ele. Claro que nao me recordo dele pois era muito pequena… Mas ele marcou minha vida! Ate hoje busco infos a seu respeito. Com certeza um grande líder!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s