Jogo online mostra que Folha brinca com imparcialidade

GGN

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo criou um jogo online para ajudar “a entender os problemas do governo Dilma”. Com um design inspirado no já conhecido Pacman, o DILMAN elenca seis problemas que devem ser “perseguidos” para se vencer o jogo.
O jornal mistura crise ambiental, com barreiras do Congresso, iniciativas econômicas, investigação na Petrobras e pesquisa de popularidade em um mesmo patamar de “problema” do governo. A cada vez que o boneco com o desenho de Dilma “captura” um “inimigo”, uma explicação aparece, juntamente com o botão “continuar perseguindo”.
Uma gota raivosa representa a CPI da Petrobras, que na descrição coloca-se que “o PT tenta garantir a relatoria da CPI”. A popularidade em declínio é caracterizada como uma seta para baixo. O raio é a crise energética que, segundo o game, levou o país a um “apagão” em janeiro deste ano. Em “Congresso hostil”, o jogo explica que a base de apoio de Dilma está rachada na Câmara e no Senado.
Um fantasma representa a Operação Lava Jato, que traz as seguintes informações que ajudariam a entender o problema: “as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras abalaram o governo e provocaram uma crise que culminou com a troca da diretoria da estatal. O delator e ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco acusou o PT de ter recebido até US$ 200 milhões em propina do esquema. Dilma defende que a Petrobras deveria ter sido alvo de apuração no governo de Fernando Henrique Cardoso”.
E o ajuste fiscal é uma nota de dinheiro. “Reeleita, a petista trocou os titulares da Fazenda e do Planejamento para cortar gastos e arrumar as contas do governo”, introduz a explicação.
O jornal também não economiza superficialidade já na descrição do game: “a presidente Dilma tem enfrentado crises sucessivas desde a sua reeleição. Criamos um jogo para você descobrir quais são”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s