Boca de Tracajá: vlogger do Pará ganha destaque nas mídias sociais

Portal Amazônia

Aos 18 anos, a vlogger Samara Castro é sucesso na Internet. A equipe do Portal Amazônia conversou com a paraense; confira

BELÉM – Na Internet ela é a ‘Boca de Tracajá’, o bordão tornou-se a marca da dona do canal ‘Apenas Falando a Verdade‘, no YouTube. Atualmente, nas redes sociais, milhares de fãs curtem os vídeos que, mais do que cômicos, são espontâneos. Os adjetivos, inclusive, combinam com as qualidades de Samara Castro, a vlogger do Pará que fazem sucesso entre os internautas da Região Norte.

Natural de Belém, a estudante de jornalismo de 18 anos já é uma celebridade da Internet, especialmente entre o público jovem. Os fãs a reconhecem na rua, gritam por seu nome e correm atrás dela (literalmente). Tudo isso em troca de abraços, carinho e, por que não, as indispensáveisselfies. O Portal Amazônia entrevistou a vlogger; conheça.


A paraense Samara Castro é sensação no Pará. Foto: Reprodução/Youtube

Sobre os fãs, Samara adora todo o ‘auê’, o ‘escândalo’, a gritaria e a correria dos adolescentes, sempre que a encontram em algum lugar e diz sentir um amor verdadeiro vindo deles. Ela revela uma curiosidade sobre uma fã que conheceu durante um encontro. “Eu selecionei uns 10 fãs pra irem à pizzaria comigo. No meio deles, tinha uma menina que me chamou muito a atenção porque ela tava muito calada e eu falo muito. Depois ela veio falar comigo, a gente começou a conversar, eu descobri que ela gostava de reggae, a gente começou a sair e viramos amigonas. Hoje é minha melhor amiga, meu braço direito agora”, conta Samara aos risos.

Contudo, a jovem revela que nem sempre é fácil dar atenção a todos os fãs nas redes sociais e no aplicativo WhatsApp. “A maioria dos meus fãs é do Norte e Nordeste, mas também tem muita gente do Sul e Sudeste. Fui pro Rio de Janeiro, marquei um encontro lá e deu uma galera bacana. Tem muita gente de Manaus. Eu sou doida pra ir lá só pra conhecer eles!”, conta.

Veja o motivo que levou Samara a fazer vlogs:

Sobre o reconhecimento do seu sucesso

Questionada sobre o retorno do trabalho em sua vida, Samara contou ao Portal Amazônia que teve a sensação quando realizou o primeiro encontro com os fãs, em setembro de 2014, na Praça da República, no centro de Belém.
Segundo a vlogueira, foi uma grande surpresa ver tanta gente de Belém e, até mesmo, do interior do Estado. “Muita gente de fora fazia encontro. Então eu queria trazer as coisas pra cá, pra ter o que fazer aqui, entende? E graças a Deus já tem muita coisa pra fazer aqui”, explica Samara.
Em março deste ano, a vlogueira realizou o segundo encontro, também na Praça da República, incentivando uma ação solidária que envolvia a doação de rações para gatos e cachorros. O objetivo era ajudar abrigos pobres de animais em Belém.


Marca registrada de Samara é a ‘Boca de Tracajá’. Foto: Reprodução/Youtube

Mudanças

Atualmente, Samara confessa que mudou o perfil dos vídeos. “Eu comecei a mudar minha linha de pensamento. Comecei a fazer vídeos mais curtos, de situações de namorados, de mãe. Mas de vez em quando eu solto umas falando de alguma coisa que me deixou com raiva”, afirma.

Sozinha no quarto – de preferência –, é Samara quem segura a câmera do celular, se auto dirige e edita os vídeos. E revela que há uma curiosidade entre os tipos de vídeos que grava. Segundo a vlogueira, os vídeos nos quais ela faz interpretações passam por uma produção, enquanto que as filmagens nas quais ela desabafa sobre coisas que a aborrecem são postados direto nas redes, sem edição.

Veja o trabalho feito por Samara no Youtube:

Hoje, devido ao tempo dividido entre a faculdade, solicitações para trabalhos de propaganda e entrevistas, a jovem deixou de postar vídeos todos os dias. Mas, embora tenha mais compromissos profissionais na agenda, a vlogger aprendeu a usar o pouco tempo de forma estratégica e posta a maioria de vídeos aos finais de semana.

As redes sociais e os seguidores

À medida que os vídeos ganharam reconhecimento e popularidade, a vlogger migrou para outras plataformas, como o Instagram e, especialmente, o Facebook, no qual tem maior visibilidade. “Eu postei um vídeo no ‘face’ que viralizou e foi parar numa página de 4 milhões de curtidas. Daí eu pensei ‘acho que o meu lugar é no Facebook”, conta. Atualmente, Samara tem cerca de 33 mil seguidores no Instagram e 155 mil no Facebook, no qual a vlogueira ganha pelo menos 100 seguidores por dia.

Encantada do Brega

Quem ainda não mergulhou nas batidas de tecnobrega, nas gírias, nos trejeitos, nas cores e nas histórias da periferia de Belém? Sucesso com mais de 300 mil visualizações no YouTube, o curta ‘Encantada do Brega’ já é considerado um marco da sociedade do brega.


Samara atuou no curta-metragem ‘Encantada do Brega’. Foto: Reprodução/Youtube

Protagonizado por Samara Castro na pele de Stephanny, o curta metragem, lançado pela Platô Produções, gira em torno de uma batedora de açaí que sonha se divertir em uma festa de aparelhagem. Porém, é impedida pela madrasta – interpretada por Betty Dopazo – e maltratada por suas duas “irmãs”, personagens interpretados por Isis Vieira, do canal Youtube com Farinha, e Paulo Colucci, a “Aleijada Hipócrita”.

O convite para gravar o curta surgiu de Kevin Albuquerque, um dos produtores do filme e também um dos criadores do YouTube com Farinha. Samara conta que o perfil a ajudou na escolha para interpretar a personagem.
Durante dois meses de trabalho, a jovem confessa que a rotina de gravação foi cansativa. Ela conta que foi um processo de adaptação, entre deixar de produzir seus vídeos em casa e começar a gravar todos os dias, procurando se adequar aos horários disponíveis dos colegas de trabalho e abdicando de algumas diversões.

Veja o curta-metragem ‘Encantada do Brega’:

Por outro lado, a experiência de gravar no ambiente de uma festa de aparelhagem, pela primeira vez, rendeu à Samara aprendizado. “O que eu mais estranhei foi a galera me reconhecer lá e pedir pra bater foto. Aí eu percebi que eu posso estar em todas as classes sociais, desde a classe A até a classe E. Fiquei muito feliz com esse resultado”, revela.

Trabalhos e planos

Recentemente Samara Castro lançou o videoclipe “Livre Estou”. Trata-se de uma regravação em português de ‘Let It Go’, sucesso gravado pela cantora norte-americana Demi Lovato para o filme de animação Frozen, da Disney, lançado em 2013.

O clipe, produzido pela Will Santos Video Maker, começa com uma rápida retrospectiva em fotos de Samara até os seus 18 anos. A história é um paralelo entre situações bem conhecidas pelos adolescentes, que muitas vezes recorrem a identidades falsas para entrar nas festas, e a chegada da maioridade, com as liberdades e responsabilidades.

Samara conta que a ideia do videoclipe foi uma iniciativa própria. “Como eu ia fazer 18 anos, eu tava pensando em fazer alguma coisa parao meu público que é menor de idade. Fiz um vídeo, digamos que avacalhando com o meu pensamento e o deles também sobre essas situações da adolescência”, conta.

Ficou curioso para assistir ao clipe ‘Livre Estou’? Confira:

Questionada inclusive sobre o prosseguimento do trabalho e as pretensões profissionais para o futuro, Samara confessa que ainda tem uma interrogação na mente, mas já projeta hipóteses para sua carreira. “Eu faço faculdade de jornalismo, só que desde a época em que eu comecei os vídeos eu venho mudando a minha linha de pensamento. Eu confesso que ainda tô tentando me encontrar. Porque se eu quiser fazer jornalismo, acho que vai ser um jornalismo mais voltado pro lado crítico-humorístico.”, revela.

Samara conta que pretende continuar gravando os vídeos e até cogita a possibilidade de se tornar atriz, caso as experiências futuras a levem para esse caminho. “Por enquanto, eu quero curtir esse momento. Estão aparecendo muitos trabalhos, eu adoro gravar e quem sabe posso ser atriz, algo assim. Mas eu acho que o futuro a Deus pertence e o que tiver de ser, será”, diz a vlogger.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s