Morreu Cláudio Torres, herói do MR8

Morreu Cláudio Torres da Silva, guerrilheiro que em 1969 participou do sequestro do embaixador dos Estados Unidos. Naquele mesmo ano Torres foi preso e padeceu com a barbárie da tortura institucionalizada pela ditadura. Ficou sete anos em cana.

O corpo do gaúcho nascido há 70 anos foi encontrado ante-ontem em São Paulo. É provável que Torres tenha morrido por causa de acidente vascular cerebral _ele já havia sofrido dois.

O velório começou na manhã da terça-feira. Às 13h, haverá uma cerimônia de despedida, antes da cremação, no Cemitério Memorial Parque Paulista, no município de Embu das Artes.

O sequestro do embaixaodr americano permitiu a liberdade para 15 resistentes, presos pela ditadura militar

O embaixador Charles Burke Elbrick foi raptado no Rio no começo da tarde de 4 de setembro de 1969.

No Cadillac em que ele e seu motorista se dirigiam para a embaixada, entraram quatro militantes da oposição armada: Virgílio Gomes da Silva, Manoel Cyrillo de Oliveira Neto, Paulo de Tarso Venceslau e, ao volante, o ex-líder estudantil Cláudio Torres.

Virgílio, Cyrillo e Venceslau militavam na Ação Libertadora Nacional. Cláudio, na organização que a partir de então se rebatizou como Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR-8.

O embaixador foi devolvido são e salvo, três dias mais tarde.

Em troca da sua libertação, os guerrilheiros obtiveram a soltura de quinze presos políticos, que partiram para o exterior.

E também lograram a divulgação pelos meios de comunicação de um manifesto denunciando a censura e a violência da ditadura.

O sequestro de Elbrick foi a ação mais espetacular da guerrilha urbana que atuou no Brasil entre o fim da década de 1960 e o princípio da de 1970.

Mário Magalhães, nasceu no Rio em 1964. Formou-se em jornalismo na UFRJ. Trabalhou nos jornais “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo”, “O Globo” e “Tribuna da Imprensa”. Recebeu mais de 20 prêmios. É autor da biografia “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s