Conheça o valor nutricional de peixes populares na Amazônia

O tambaqui é o peixe com maior quantidade de proteínas, pacu e a sardinha possuem o maior valor calórico


Jaraqui, um dos peixes mais populares no Amazonas. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

MANAUS – A Semana Santa chegou e ainda é costume entre cristãos, mesmo com a liberação por parte da Igreja Católica, consumir peixe durante o período. Na Amazônia, não é preciso chegar o período para que o peixe seja o prato principal na mesa. Os estados da região estão entre os maiores consumidores proporcionais de peixe do Brasil. O Portal Amazônia pediu para a nutricionista Deyse D’avila destacar aspectos nutricionais de algumas espécies populares entre os amazônidas para ajudar a escolher o mais saudável para as refeições da semana.

O tambaqui é o peixe com maior quantidade de proteínas, já o pacu e a sardinha são os peixes mais gordos e com maior valor calórico. “Todos os peixes são ricos em nutrientes, especialmente em proteína, magnésio, vitamina B12, potássio, ferro, selênio, entre outros. Os gordurosos têm maior aporte de Vitaminas A e D”, destaca.

A nutricionista também garante que o consumo de peixe, com a frequência de três vezes por semana, tem sido associado a uma queda significativa na incidência de doenças cardíacas. “Estudos indicam que os responsáveis por estes benefícios são os óleos de peixe, ricos em um tipo de ácido graxo insaturado, conhecido como ômega-3”, explica.

Até pouco tempo, acreditava-se que os peixes da Amazônia não possuíam ômega-3, mas pesquisas apontam que eles contam com boas doses dessa gordura do bem. “Um motivo a mais para inserir este alimento na dieta”, incentiva.

As maneiras de preparo mais comuns na região, que são assado, frito e cozido. Mas os peixes também podem ser feitos na forma de moqueca, ao molho, recheados, grelhados, como recheio para tortas, base para sopas dentre outros.


Fonte: Deyse D’avila. Arte: Victor Gabriel/Portal Amazônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s