Selo Lendari divulga autores selecionados para antologia de contos amazônicos

Portal Amazônia

No total, 15 autores tiveram seus textos selecionados para fazer parte da primeira antologia do selo editorial amazonense; confira os escolhidos

Lendas amazônicas eram o tema para que escritores desenvolvessem as propostas. Foto: Reprodução/Shutterstock

MANAUS – O selo editorial Lendari, criado pelo escritor amazonense Mário Bentes, torna pública alista de autores aprovados no processo de seleção para compor sua primeira antologia. A publicação reúne contos baseados em lendas amazônicas e terá a participação de 15 autores. Dois são do Estado de São Paulo e os demais de Manaus.

O livro terá o título revelado quando a apresentação da capa da obra for apresentada. A edição inicia ainda este mês. A previsão de lançamento é em agosto, na capital amazonense. De acordo com Mário Bentes, que também faz parte da antologia, o lançamento acontecerá em evento realizado em Manaus, com detalhes a serem anunciados em breve.

Para o organizador da antologia e editor-executivo do selo, os textos selecionados surpreenderam em um dos requisitos principais da antologia: recontar lendas conhecidas por meio de diferentes narrativas. “Nós, da região, somos acostumados a ouvir relatos sempre muito parecidos a respeito das lendas, variando alguns elementos em função da oralidade das histórias. Mas os contos acabaram por inovar e misturar técnicas narrativas modernas, a partir das inspirações de cada autor, com a tradição já bem conhecida de nossas lendas”, disse o escritor.

O jornalista acredita que a obra poderá ter papel importante na formação de novos autores e incentivá-los a continuar a produzir. “Acredito que esta antologia será um divisor na vida dos autores que dela participam. E a ideia é capacitar, criar meios e abrir espaço para que eles produzam cada mais, mais material literário. E não apenas estes nomes, mas até mesmo aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar”, avaliou.

Prefácio

Outra novidade é que o professor e linguista Odenildo Sena, ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, será o responsável pelo prefácio da primeira antologia do selo Lendari. O convite à participação do professor foi feito pelo próprio organizador da antologia.

“Odenildo Sena é, antes de tudo, a minha fonte de inspiração na arte de escrever crônicas. Foi lendo seus textos que passei a querer, também, unir jornalismo e literatura. É autor de estilo ímpar e impecável de texto, que certamente saberá como ninguém apreender a mensagem do livro e apresentá-la ao leitor”, afirmou Bentes.

Confira a lista dos selecionados:

Alcides Saggioro

Andrés Pascal

Attaíde Marttins

Bruna Galvão

Emerson Quaresma

Jan Santos

Lunay Costa

Marcos Brito

Maria Santino

Mário Bentes (organizador)

Patrícia Ferreira

Raphael Alves

Rodrigo Ortiz Vinholo

Ross SF

Virgínia Allan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s