“Apertei a mão a Bin Laden, mas não sou terrorista”

Diário de Notícias|Rui Pedro AntunesHoje

"Apertei a mão a Bin Laden, mas  não sou terrorista"
Fotografia © Orlando Almeida/Global Imagens

Um dos dois ex-prisioneiros a residir em Portugal, Moammar Badawi Dokhan, conta como aderiu aos talibãs e confessa ter estado com Bin Laden. Garante que não é (nem foi) terrorista nem nunca matou ninguém. Esteve preso sem julgamento

Em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, Moammar Badawi Dokhan dá um firme aperto de mão: “Foi assim que apertei a mão a Osama bin Laden. É verdade que estive com ele algum tempo, mas nunca o admiti em Guantánamo Bay, senão nunca mais tinha saído de lá.”

Num tom calmo, conta uma vida com três momentos críticos: a adesão aos talibãs afegãos, o cativeiro em Guantánamo e o tempo em Portugal. Num português com cadência árabe, repete três palavras, o seu seguro de vida: “Não sou terrorista.”

A primeira dessas vidas é contada hoje e pode ser lida na edição impressa ou no e-paper do DN, num trabalho que continua na edição de domingo e segunda-feira.

O sírio é um dos dois ex-detidos de Guantánamo acolhidos por Portugal, após um “pedido expresso” – como disse então o Ministério da Administração Interna (MAI) – da Administração Obama. Moammar Dokhan, o detido 317, chegou a Portugal com 36 anos, a 28 de agosto de 2009, onde foi “restituído à liberdade”.

Na prisão, Dokhan admitiu tudo. Ser talibã. Ser jihadista. “Fui torturado. Levei choques. E a minha raiva só aumentou”, diz ao DN. Mas as acusações – sem julgamento, sem provas – parecem ter sido esbatidas no tempo. Quando chegou a Portugal, o comunicado do MAI garantia: os ex-detidos “não são objeto de qualquer acusação, são pessoas livres e estão a viver em residências cedidas pelo Estado, que está a desenvolver as diligências tendentes à sua integração na sociedade portuguesa”.

A situação tinha tudo para correr bem. Mas não correu. Moammar é duro nas palavras: “Não sou terrorista, mas o governo português trata-me como tal.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s