Google trabalha com Levi’s para fabricar roupa inteligente

Tecido se assemelharia a uma tela tátil

A Levi´s é a primeira parceira do gigante da internet neste projeto | Foto: Glenn Chapman / AFP / CP

A Levi´s é a primeira parceira do gigante da internet neste projeto | Foto: Glenn Chapman / AFP / CP

O Google anunciou nesta sexta-feira que está desenvolvendo com Levi’s um tecido especial com capacidades semelhantes a uma tela tátil. O gigante da internet utilizou sua conferência anual de desenvolvimento, em São Francisco, para revelar seu chamado “Project Jacquard” e destacar a Levi’s como seu primeiro parceiro.

O projeto – que traz o nome do francês que inventou a tela tátil – está nas mãos de uma pequena equipe do Google, do laboratório encarregado de grandes inovações. “Estamos desenvolvendo tecidos interativos”, disse Emre Karagozler, da equipe. “Fazemos isto tecendo fios condutores”. Esses fios especiais podem ser criados em uma ampla variedade de fibras, sendo visíveis ou completamente invisíveis, dependendo do desejo do estilista.

A condutividade pode ser limitada a partes específicas ou estar em todo o tecido. “É flexível, lavável”, disse Karagozler enquanto assistentes controlavam luzes e telas de computador manipulando um tecido azul sobre uma mesa. Qualquer coisa que inclua fibras, desde ternos, vestidos e até tapetes pode trazer esta tecnologia tátil. Os fios condutores se conectam a pequenos circuitos, do tamanho de botões, que podem utilizar algoritmos para reconhecer toques. A informação pode ser enviada via wireless a smartphones e outros dispositivos, permitindo ações como telefonemas ou envio de mensagens com aplicações de tela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s