Boko Haram desmente vitórias recentes da coalizão internacional na Nigéria

Homens que afirmam pertencer ao “Estado Islâmico na África Ocidental”, novo nome do grupo islamita nigeriano Boko Haram, negaram terem sofrido derrotas para a coalizão internacional, em um vídeo divulgado nesta terça-feira.

Neste vídeo de 10 minutos postado no Youtube, no qual não aparece o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, um homem não identificado com o rosto coberto com um lenço diz que, apesar da operação militar lançada em fevereiro por Nigéria, Camarões, Chade e Níger, e das recentes vitórias anunciadas pela coalizão, “quase todo o território ainda está sob controle” do grupo islâmico.

O vídeo leva o logotipo do “Estado Islâmico na África Ocidental” – um novo nome que surgiu após o juramento de lealdade do Boko Haram, no início deste ano, ao grupo Estado Islâmico, que apreendeu grandes faixas de território no Iraque e na Síria.

No último vídeo do Boko Haram, publicado em fevereiro, Abubakar Shekau prometeu atrapalhar a realização das eleições presidenciais e legislativas – uma ameaça que não se concretizou.

O líder do Boko Haram aparece na maioria dos vídeos publicados pelo grupo nos últimos três anos, e sua ausência neste vídeo pode reabrir o debate sobre a sua possível morte.

O exército nigeriano anunciou várias vezes ter matando Shekau, indicando que as pessoas que aparecem nos vídeos não passam de sósias se passando pelo líder islâmico.

O protagonista deste novo vídeo aparece ao lado de duas pick-ups, cercado por quatro homens armados e mascarados. Ele se expressa em hausa, a língua mais falada no norte da Nigéria, e sua mensagem é legendada em inglês e árabe.

“Os exércitos dizem na mídia que capturaram nossas cidades e que atacaram (a floresta) de Sambisa e nos venceram”, diz.

“Eu juro por Allah que estou falando neste momento de Sambisa”, a floresta do estado de Borno (nordeste) e reduto dos islamitas. “Aqui em Sambisa, podemos viajar por quatro ou cinco horas sob a bandeira negra do Islã, de carro ou moto”, acrescenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s