Papa pode mascar coca na Bolívia por conta da altitude, diz Vaticano

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco irá decidir por si mesmo se irá mascar folhas de coca para combater o mal-estar devido à altitude na semana que vem quando pousar em La Paz, na Bolívia, cujo aeroporto internacional é o mais alto do mundo, informou o Vaticano nesta terça-feira.

No domingo, um ministro boliviano declarou que Francisco disse a autoridades do governo que gostaria de mascar folhas de coca – o principal ingrediente da cocaína – quando visitar o país. Mas o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, falando durante um boletim de imprensa em meio a várias perguntas sobre o papa argentino e a folha de coca andina, afirmou não saber se tal pedido foi feito.

“Não estou ciente disso”, declarou. “O papa irá fazer o que achar mais oportuno”.

O aeroporto está localizado cerca de 4 mil metros acima do nível do mar, e a cidade, a cerca de 3.650 metros. Há séculos seus moradores mascam folhas de coca para atenuar os efeitos da altitude elevada.

“Existem costumes populares que as pessoas usam. Alguns bebem chá de coca e outros mascam folhas de coca. Vamos ver o que ele decide fazer. Vocês podem fazê-lo também (mascar folhas de coca), se quiserem”, disse Lombardi aos repórteres.

O debate sobre a folha de coca levou um repórter hispânico a exclamar em altos brados: “Ei, não é um alucinógeno”. O emprego da folha ainda não processada é legal e disseminado na Bolívia e em outros países andinos. Muitos indígenas, incluindo o presidente boliviano, Evo Morales, defendem seu uso e a consideram uma planta sagrada.

Por razões de saúde, Francisco, que tem 78 anos e perdeu parte de um pulmão devido a uma doença na juventude, só ficará em La Paz por cerca de quatro horas antes de seguir para Santa Cruz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s