Moro admite que exagerou ao determinar prisão preventiva do almirante Othon

Jornal GGN – O juiz Sergio Moro, que conduz a Lava Jato, reconheceu que exagerou ao decretar a prisão preventiva do presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e do executivo da Andrade Gutierrez Flávio David Barra, e converteu, na terça-feira (28), a medida em prisão temporária, que tem prazo limitado de cinco dias. Os dois foram presos pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, durante a 16ª fase da operação, que investiga a formação de cartel e o prévio ajustamento de licitações nas obras da usina nuclear Angra 3, além do pagamento propina a empregados da Eletronuclear, uma subsidiária da Eletrobras.

Segundo informações do Consultor Jurídico, Moro considerou que a prisão temporária é “menos gravosa aos investigados e propiciará, com a realização das diligências, que esclareçam os fatos e eventualmente informem as provas, em cognição sumária, de que a Andrade Gutierrez e outras empresas teriam repassado propina, indiretamente, a Othon Luiz mediante empresas intermediadoras e simulação de contratos de prestação de serviços”.

Para o juiz, há “prova relevante” de delitos para justificar a prisão temporária, “imprescindível” nesses próximos dias para garantir que os executivos sejam ouvidos separadamente pela PF, para evitar depoimentos combinados. Moro ainda lembrou que a detenção evita “fraudes documentais” ou “dissipação de provas”. Ele rechaçou que a medida tenha o objetivo de forçar confissões ou acordos de cooperação – algo que tem sido criticado pelos advogados de outros investigados na Lava Jato.

Uma consideração sobre “Moro admite que exagerou ao determinar prisão preventiva do almirante Othon”

  1. Que papelão Almirante Othon !
    Vergonha para a família Pinheiro de Sumidouro/RJ, descendentes de Barões e Viscondes.
    Meu falecido avô, que era seu tio-avô (General Langleberto Pinheiro Soares) sempre teve você como referência ímpar de inteligência e capacidade.
    Esperamos de verdade que tudo isso tenha sido um lamentável equívoco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s