Itália recebe sobreviventes e vítimas de tragédia mais recente no Mediterrâneo

O navio norueguês “Siem Pilot” chegou nesta segunda-feira ao porto de Catania (Sicília), com os 313 migrantes e 49 corpos encontrados no sábado em um barco de pesca na costa da Líbia.

A grande embarcação atracou pouco depois das 11H00 (6H00 de Brasília) no porto de Catania, onde a promotoria abriu uma investigação por homicídio e ajuda à imigração clandestina.

Uma equipe médica foi enviada ao navio para realizar o primeiro exame nos migrantes.

Na manhã de sábado, a Marinha italiana localizou dezenas de pessoas mortas, aparentemente asfixiadas, no porão de um barco entre a Líbia e a ilha de Lampedusa.

Os 313 sobreviventes e os 49 corpos recuperados foram levados no domingo ao “Siem Pilot”, que também havia recebido outras 103 pessoas resgatadas de um bote pneumático socorrido por um navio militar alemão.

Segundo as autoridades italianas, até o momento não foi identificado nenhum suspeito de tráfico de pessoas entre o grupo de migrantes encontrados no sábado, que viajava em um barco de pesca de 14 metros de comprimento.

O prefeito de Catania, Enzo Bianco, decretou um dia de luto na terça-feira. Ele afirmou que está disposto a reservar um espaço para enterrar os mortos no território da cidade, onde já foram sepultados os corpos de vários migrantes mortos em naufrágios anteriores.

Em outros portos do sul da Itália também eram aguardados nesta segunda-feira centenas de pessoas resgatadas nos últimos dias no Mar Mediterrâneo.

Um barco patrulha croata chegou a Reggio Calabria com 354 pessoas a bordo, incluindo dezenas de mulheres e crianças, que foram socorridos durante a noite em uma embarcação em dificuldades, segundo a Guarda Costeira italiana.

Uma pessoa morta foi encontrada no barco, segundo as autoridades, que não revelaram detalhes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s