Músico judeu impedido de atuar em festival de reggae por não se pronunciar sobre Palestina

Diário de Notícias, com ReutersHoje

Músico judeu impedido de atuar em festival de reggae por não se pronunciar sobre Palestina
Fotografia © Matisyahu | Via Instagram

O festival espanhol Rototom Sunsplash, perto de Valência, terá sido pressionado por grupos locais de apoio à Palestina.

Esta segunda-feira, grupos judeus protestaram contra o cancelamento, por um festival espanhol de reggae, de um concerto de um músico judeu americano, por este não ter clarificado a sua perspetiva acerca da situação geopolítica na Palestina.

O artista Matisyahu, que mistura reggae, hip hop e rock com influências judaicas nas suas canções, deveria atuar este sábado no festival Rototom Sunsplash, em Benicassim, perto de Valência, Espanha. Mas, após pressões de grupos locais que apoiam o boicote a Israel devido às suas políticas em relação aos palestinianos, a organização do festival anunciou este fim-de-semana que cancelaria a atuação de Matisyahu.

“O Rototom Sunsplash, após ter procurado dialogar repetidamente, perante a falta de disponibilidade do artista em fazer uma declaração clara contra a guerra e a favor do direito do povo palestiniano de ter o seu próprio estado, decidiu cancelar o concerto”, lia-se num comunicado.

A Federação Espanhola de Comunidades Judias condenou a decisão, que considerou cobarde, injusta e discriminatória, explicando que tinha sido pedido a Matisyahu que tomasse uma posição política por ser judeu, visto que os restantes artistas não tinham tido que o fazer.

Matisyahu, cujo nome real é Matthew Miller, não reagiu nem comentou a controvérsia. De acordo com a agência Reuters, outros artistas cancelaram as suas atuações no Rototom Sunsplash devido à decisão contra Matisyahu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s