17 de agosto de 2015

“O monumento ‘Gênesis de um Novo Mundo’ tem 126 metros de altura, e a imagem de Colombo tem 25 metros de altura”, lê-se no site de Tsereteli.
“O monumento foi construído assim alto para que os navios que navegam da Europa para a América possam vê-lo bem.”
A nova escultura continua perpetua o conceito de Tsereteli sobre “Como a Europa descobriu a América”, dedicado à viagem de Cristóvão Colombo.
Em 1989, para marcar o seu 500º aniversário, espanhóis e norte-americanos decidiram construir monumentos nos dois continentes, e um concurso foi anunciado. Tsereteli foi o vencedor com um projeto em duas partes.
O primeiro monumento, “Gênesis de um Novo Homem”, foi erguido na cidade espanhola de Sevilha, em 1994. Ambos os locais estão simbolicamente ligados pelo início e o ponto final da viagem.
Tsereteli, que se formou pela Academia de Ciências de Tbilisi, na Geórgia, começou a trabalhar com arte e arquitetura no final da década de 1960.
Além de obras no território da ex-União Soviética, como a estátua de Pedro, o Grande, em Moscou, o escultor deixou sua marca em cidades do Brasil, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, França e Japão.
Publicado originalmente pela agência de notícias Tass