“Presidente do Egipto ratifica lei controversa para a liberdade de imprensa

REUTERS
RFI

Abdel Fattah al-Sissi, “presidente do Egipto, acusado pelos defensores de direitos humanos de dirigir o país com mão de ferro, reforçou a luta antiterrorista ao aprovar uma lei de excepção que visa, segundo a oposição, calar opositores e meios de comunicação social.

O novo dispositivo ratificado, este domingo, pela presidência não introduz mudanças significativas no que concerne às pesadas penas e ao poder de excepção atribuído à polícia e exército já previstos na legislação antiterrorista de Abdel al-Sissi. Todavia, no documento consta um artigo controverso que prevê uma multa elevada a ser aplicada aos jornalistas e respectivos meios de comunicação, nacionais e estrangeiros, que noticiem informações que contradigam os comunicados e balanços oficiais em caso de ataques ou atentados.

A legislação foi publicada no domingo no boletim oficial e determina multas entre os 23 mil e os 58 mil euros (200.000 a 500.000 libras egípcias) a todas as pessoas que publiquem ou difundam “falsas notícias” sobre atentados ou ataques. A lei aplica-se igualmente às redes sociais.

O projecto de lei inicial estipulava uma pena de dois anos de prisão para jornalistas no caso de publicação de “informação falsa”. O artigo 33 do projecto de lei antiterrorismo desencadeou uma onda de protestos por parte do Sindicato dos Jornalistas e levou o Conselho de Ministros a remover a pena de prisão, substituindo-a por multas.

O artigo foi adoptado, na sua forma inicial, devido à cobertura mediática da onda de ataques “jihadistas” contra o exército egípcio na península do Sinai. Na altura, o exército avançou a morte de 21 soldados, mas os meios de comunicação social publicaram balanços muito mais elevados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s