Hillary diverge de Obama sobre exploração de petróleo no Ártico

(Reuters) – A pré-candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton explicitou nesta terça-feira sua oposição à exploração de petróleo no Ártico, criando uma discórdia com o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um dia após a aprovação da perfuração no Alasca.

“O Ártico é um tesouro único”, afirmou Hillary em um comentário no Twitter. “Dado o que sabemos, não vale o risco de perfurar.”

Na segunda-feira, o governo Obama concedeu à petroleira Royal Dutch Shell a aprovação final para a retomada da exploração da zona de petróleo no norte da costa do Alasca pela primeira vez desde 2012.

A decisão atraiu críticas generalizadas de ambientalistas, embora alguns especialistas tenham dito que Obama tem pouco poder para impedir a operação da Shell porque a empresa obteve contratos de arrendamento durante o governo de seu antecessor, o republicano George W. Bush.

Os comentários de Hillary assinalam uma de suas rupturas mais significativas com o também democrata Obama em um tema ambiental importante, e parece ser parte de um esforço recente de apaziguar ambientalistas dentro da legenda de cujo entusiasmo e apoio ela irá precisar para garantir sua indicação.

Hillary, entretanto, elogiou os regulamentos para usinas de energia limpa do atual governo, que chamou de “visionários”, mas ainda não divulgou uma plataforma climática abrangente.

(Por Timothy Gardner e Amanda Becker)

Deixe um comentário